Revitalização da pesca e da aquicultura vai beneficiar mais de 40 mil pescadores

Revitalização da pesca e da aquicultura vai beneficiar mais de 40 mil pescadoresPromover a revitalização da pesca e da aquicultura é o propósito da reunião setorial que o governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realiza na próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, na sede da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), no bairro Vergel do Lago, em Maceió.

No centro da discussão, está o fortalecimento das cadeias produtivas (peixe, crustáceos, sururu, ostras depuradas e jacaré, dentre outras) ligadas ao setor que mobiliza 40 mil pescadores artesanais e aquicultores familiares distribuídos em 43 colônias em 37 municípios. Dados da Fepeal apontam que, só em Maceió e municípios circunvizinhos, mais de 15 mil pessoas sobrevivem da atividade no complexo lagunar Mundaú/ Manguaba.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, além da pesca artesanal, a aquicultura vem se destacando como uma opção para produção de pescado. “Neste sentido, o Governo de Alagoas vem impulsionando a geração de emprego e renda, atendendo mais 300 famílias carentes que fazem parte do programa de criação de peixes em módulos de tanque rede e viveiro. O diálogo com o setor está aberto”, destacou.

Como forma de incentivar a produção, a Seapa realiza a doação mensal às comunidades de 100 mil alevinos produzidos nas estações de piscicultura da Secretaria nos municípios de Rio Largo e de Piranhas.

Fonte: http://aquiacontece.com.br