Investimento no setor produtivo prevê escavação de 300 tanques de piscicultura

Investimento no setor produtivo prevê escavação de 300 tanques de pisciculturaImpulsionar o comércio de peixes e desenvolver a economia de Macapá, assim a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) tem atuado. O edital de convocação para Escavação de Tanques de Piscicultura é apenas uma das políticas voltadas para o setor produtivo, que teve grande procura.

Os agricultores familiares foram os que mais procuraram o setor, com mais de 300 adesões. Até o momento, 20 tanques foram escavados nos distritos de Fazendinha e Coração, e na localidade de Porto do Céu. Os agricultores de Maruanum e Pacuí serão os próximos contemplados com as escavações.

Os tanques

O processo de escavação é executado com o auxílio de uma Escavadeira Hidráulica, adquirida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, orçada em R$ 370 mil. A expectativa, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Oliveira, é que em um período de um ano o aquicultor atinja uma produção de até duas toneladas de peixe, com tanques prontos, de até 1.500 m².

O edital prevê ainda a doação de peixes aos aquicultores, para que eles iniciem a movimentação dos criadouros e da renda familiar. O Programa de Apoio à Piscicultura irá adquirir cem mil alevinos (tambaqui, pirapitinga e seus híbridos), para serem doados aos agricultores familiares selecionados.

A iniciativa se adequa ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura, do Governo Federal, que tem como meta dobrar a produção de pescado no Brasil em apenas dois anos. O Ministério da Pesca e Aquicultura tem como meta simplificar a legislação para a criação de pescado em grandes reservatórios públicos do Brasil, de forma a aumentar a produção nacional. A medida teria grande impacto, já que o Brasil conta com mais de 250 grandes reservatórios públicos adequados à piscicultura, e tendo em vista que a atual produção nacional de pescado não representa nem 10% do potencial de 20 milhões de toneladas.

Novo edital

O secretário José Oliveira afirma que em 2014 um novo edital será lançado, possibilitando que outros agricultores possam se inscrever, investindo no potencial da piscicultura

Fonte: http://chicoterra.com