Eduardo Lopes abre o V Grito da Pesca e recebe reivindicações de pescadores

Eduardo Lopes abre o V Grito da Pesca e recebe reivindicações de pescadoresO ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, recebeu esta tarde (22), em Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, as reivindicações do V Grito da Pesca e Aquicultura, promovido pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). Milhares de pescadores de praticamente todos os Estados participaram do ato de abertura, que também contou com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

O portador das reivindicações dos pescadores foi o presidente da CNPA, Abraão Lincoln. A categoria pede, principalmente, mais autonomia para o Ministério da Pesca e Aquicultura para a gestão dos recursos pesqueiros do país. Pontualmente, também pediu mais celeridade na distribuição das novas carteirinhas de pescadores e a revisão de períodos de defeso de algumas espécies importantes para a produção pesqueira nacional.

Eduardo Lopes prometeu avaliar cada uma das reivindicações e lutar, mobilizando toda a cadeia produtiva, pelo aumento da produção nacional. Outra bandeira defendida pelo ministro no Grito da Pesca foi o Plano Safra da Pesca e Aquicultura. “Temos R$ 4,1 bilhões disponíveis e já repassamos mais de R$ 700 milhões. Temos que lutar para que o recurso efetivamente chegue ao pescador e aquicultor”, destacou. “Minhas duas principais metas no ministério são o aumento da produção e o crescimento do repasse de recursos pelo Plano Safra”, acrescentou.

Para o Rio Grande do Norte, o ministro anunciou a celebração de convênio para a entrega de uma fábrica de gelo e de um caminhão frigorífico ao município de Canguaretama e a concessão de dois técnicos da ajudar os pequenos produtores de camarão da região em projetos produtivos. “A fábrica de gelo mudará a vida dos pescadores, melhorando a qualidade do pescado e reduzindo o custo, o que traz benefício para toda a cadeia produtiva”, completou.

Fonte: http://www.mpa.gov.br