Cáceres será destaque no Mundial de Pesca Esportiva no Brasil

Cáceres será destaque no Mundial de Pesca Esportiva no BrasilA cidade de Cáceres, no Oeste de Mato Grosso, terá uma das etapas do Campeonato Nacional de Pesca Esportiva, a ser realizada em 2016. A inclusão do município foi comunicada pelo ministro Helder Barbalho, da Pesca e Aquicultura, na terça-feira, 17, ao senador Wellington Fagundes (PR-MT).

O evento faz parte do Mundial de Pesca que o Brasil vai sediar e será lançado no segundo semestre como parte do projeto de fortalecimento das atividades da pesca desportiva no Brasil.

Wellington Fagundes encaminhou pedido para a inclusão do Festival Internacional de Pesca de Cáceres no calendário nacional de atividades pesqueiras do Ministério. O objetivo é proporcionar “um grande impulso de desenvolvimento para a região Oeste de Mato Grosso, gerando emprego e mais renda, bem como a divulgação do turismo nacional e internacionalmente”.

O Festival Internacional de Pesca de Cáceres é considerado um modelo para os demais campeonatos e torneios de pesca realizados no Brasil, atraindo turistas internais e os principais órgãos de comunicação do país. O evento contempla atividades ligadas à participação de crianças e jovens que competem e aprendem lições na área de econologia e meio ambiente.

“Mato Grosso, com toda sua pujança, certamente, vai estar presente no calendário nacional de pesca” – disse o ministro, ao destacar a realização do Mundial de Pesca Desportiva. “Essa inclusão é fundamental. Vamos ter muito mais aporte e muito mais apoio e condições de divulgar o Pantanal e a região” – comemorou o senador.

Barbalho fez questão de destacar o trabalho do senador republicano na defesa do desenvolvimento da pesca em Mato Grosso. Ao comunicar a intenção de colocar Cáceres como cidade para receber uma etapa do Mundial de Pesca Desportiva, Fagundes e o ministro trataram de vários projetos de aquicultura que estão sendo desenvolvidos em Mato Grosso. Um deles no médio Norte do Estado, que prevê investimentos na ordem de R$ 16,5 milhões e que beneficiará mais de 300 famílias.

O projeto atenderá a 15 cidades da região e prevê a instalação em Nortelândia de uma unidade de beneficiamento de pescado, com capacidade para abater 5 toneladas diárias, e de uma fábrica de ração, com capacidade de produção de 7 toneladas por dia. No município de Alto do Paraguai será construído um laboratório de produção de alevinos (filhotes de peixe), aproveitando parte de uma infraestrutura existente. O laboratório terá capacidade para produzir 5 milhões de alevinos por ano.

O convênio prevê ainda treinamento e capacitação dos futuros aquicultores. “A meta é organizar uma cadeia produtiva completa, que transforme a região numa importante produtora de pescados” – disse o senador, que esteve acompanhado do prefeito Neurilan Fraga, de Norteândia, atual presidente da Associação Matogrossense dos Municípios. O prefeito Acir Raupp, de Colniza, também participou da audiência. (Assessoria)

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br