Vereador solicita abatedouro móvel para peixes

Vereador solicita abatedouro móvel para peixes
Imagem meramente ilustrativa

Dentre as várias indicações apresentadas pelo vereador Ricardo Kleim (PSD) na Câmara Municipal de Cuiabá está a solicitação para que a Prefeitura de Cuiabá disponibilize uma abatedouro móvel para peixe para atender o pequeno e médio produtor de peixe da Baixada Cuiabana.

Na indicação, protocolada no Legislativo Cuiabano e endereçada ao prefeito Mauro Mendes, o vereador solicitou que o gestor coloque no Plano Plurianual (PPA) para 2016 o estudo e aquisição do abatedouro móvel.

Na tribuna da Câmara, ele explicou que vários programas foram criados para fortalecer o pequeno produtor. Mas segundo ele, o grande problema do piscicultor hoje é na hora de vender o produto, de escoar essa produção de peixe. “O atravessador fica com parte do lucro e o produtor não consegue auferir lucro”, lamentou ao pedir ao Executivo Municipal que analise a possibilidade de um abatedouro móvel.

Kleim justifica ainda que a instalação, por ser móvel, tem uma a vantagem de pode atender vários produtores de uma localidade e ajudará a diminuir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores.

Explica ainda que a tecnologia também permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam até ser vendidas para outros municípios de Mato Grosso ou outros estados. “O abate dos animais é um problema de difícil solução para quem trabalha com produção em pequena escala, voltada a mercados locais e regionais”, destaca.

“Outro benefício esperado pela adoção da tecnologia é a redução de procedimentos clandestinos no Brasil, uma vez que o consumo de carne de peixe as abatidos de maneira ilegal pode trazer sérios riscos à saúde”, alerta o parlamentar.

A instalação de um abatedouro móvel, explica o vereador, trará benefícios para todos. “Pequenos produtores, antes marginalizados, vão se apoderar de uma das etapas cruciais na produção animal e, posteriormente, o processamento, obtendo maior lucro e renda”.

Fonte: http://www.folhamax.com.br