Os piscicultores de Goianésia do Pará, no sudeste do Estado, vão poder acompanhar de perto a criação de peixes em cativeiro, através da Unidade Demonstrativa construída pela prefeitura do município. A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, que é parceira do projeto, já fez a doação de 30 mil alevinos para os tanques escavados da unidade modelo.
A doação dos alevinos, filhotes da espécie tambaqui, faz parte da segunda etapa da parceria firmada entre Sepaq e Prefeitura de Goianésia. “Primeiro nós realizamos a capacitação dos produtores interessados na criação de peixes em cativeiro no município. Ano que vem, outros piscicultores serão beneficiados”, explicou o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Edinaldo Ramos.
Mais de 200 produtores já foram treinados para trabalhar com a criação de peixes em cativeiro, em seis comunidades do município. “Já foram construídos 18 tanques pela prefeitura e até o final do ano pretendemos chegar a 30”, disse o secretário de Pesca de Goianésia, Cleiton Simões. O trabalho conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Entre as comunidades beneficiadas está o Assentamento de Santa Paula, onde foram construídos 8 tanques escavados
Outra alternativa viável para a criação de peixes em Goianésia do Pará é a modalidade tanque-rede, uma vez que o município fica no entorno do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí. “Já entramos com pedido de licença ambiental para realizar essa atividade no lago, mas ainda estamos aguardando a autorização dos órgãos competentes”, disse a secretária de Agricultura, Abrasia Arifa.
Fonte: http://www.agenciapara.com.br