Sepaq entrega 30 mil alevinos para piscicultura em Goianésia do Pará

Sepaq entrega 30 mil alevinos para piscicultura em Goianésia do ParáOs piscicultores de Goianésia do Pará, no sudeste do Estado, vão poder acompanhar de perto a criação de peixes em cativeiro, através da Unidade Demonstrativa construída pela prefeitura do município. A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, que é parceira do projeto, já fez a doação de 30 mil alevinos para os tanques escavados da unidade modelo.

A doação dos alevinos, filhotes da espécie tambaqui, faz parte da segunda etapa da parceria firmada entre Sepaq e Prefeitura de Goianésia. “Primeiro nós realizamos a capacitação dos produtores interessados na criação de peixes em cativeiro no município. Ano que vem, outros piscicultores serão beneficiados”, explicou o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Edinaldo Ramos.

Mais de 200 produtores já foram treinados para trabalhar com a criação de peixes em cativeiro, em seis comunidades do município. “Já foram construídos 18 tanques pela prefeitura e até o final do ano pretendemos chegar a 30”, disse o secretário de Pesca de Goianésia, Cleiton Simões. O trabalho conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Entre as comunidades beneficiadas está o Assentamento de Santa Paula, onde foram construídos 8 tanques escavados

Outra alternativa viável para a criação de peixes em Goianésia do Pará é a modalidade tanque-rede, uma vez que o município fica no entorno do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí. “Já entramos com pedido de licença ambiental para realizar essa atividade no lago, mas ainda estamos aguardando a autorização dos órgãos competentes”, disse a secretária de Agricultura, Abrasia Arifa.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br