Semana do Peixe 2018: PeixeBR foca no consumidor para aumentar consumo de peixe cultivado

A adesão do setor privado à 15ª Semana do Peixe começa a esquentar a 15 dias do início da campanha, sempre entre 01 e 15 de setembro, que pretende estimular o crescimento do consumo de pescado no Brasil. A defasagem é grande: a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) calcula que o consumo esteja em 9,5 kg per capita por ano, praticamente o mesmo que o mundo todo consumia em 1961.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), foram 9,0 kg per capita registrados em 1961 e 20,2 kg per capita em 2015, em uma taxa média de expansão de 1,5% por ano. As estimativas preliminares para 2016 e 2017 apontam um crescimento futuro de para 20,3 kg per capita e 20,5 kg per capita, respectivamente.

A PeixeBR pretende se concentrar nos aspectos de saudabilidade das espécies cultivadas no País. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil. Trata-se de um alimento rico e extremamente saudável”, ressalta Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR.

Segundo ele, é preciso valorizar os peixes de cultivo, como tilápia, tambaqui, pacu, tambacu, pirapitinga, tambatinga e outras opções. “São espécies que mostram o extremo potencial de produção de peixes que temos no País”. Medeiros destaca que deste consumo per capita atual apenas 1/3 é de peixes de cultivo produzidos no Brasil, já que grande parte da importação de pescado é de peixe de cultivo de outros países, como panga e salmão.

Os mais de 100 associados da entidade farão ações de estímulo à demanda interna dos peixes de cultivo, com foco no consumidor final. Para isso, serão realizadas ações para sensibilizar e engajar os vários agentes da cadeia produtiva, como produtores, indústrias, varejistas, restaurantes e food service.

“Também vamos envolver nessa iniciativa os influenciadores, que podem ajudar a levar informações de qualidade para quem já consome peixes de cultivo e para as pessoas que estão receptivas a este alimento muito saudável”, disse Medeiros em nota da associação.

Fonte: http://seafoodbrasil.com.br/