Sebrae garante apoio ao Plano de Desenvolvimento da Aquicultura

Sebrae garante apoio ao Plano de Desenvolvimento da AquiculturaBrasília – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será parceira no Plano de Desenvolvimento da Aquicultura (PDA), a ser lançado em agosto. Nesta quinta-feira (23), o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, iniciaram as conversas visando a capacitar os aquicultores. “Pela lógica do empreendedorismo, o Sebrae é fundamental nesse processo”, destacou Helder Barbalho.

O objetivo do PDA é aumentar a produção brasileira para 2 milhões de toneladas por ano, até 2020, e colocar o país em posição de destaque. O Brasil é hoje o 12º maior produtor mundial em aquicultura, mas pelos 8.500 km de costa marítima e a sua reserva de água doce, entre outras características, é possível alcançar esse objetivo e chegar à quinta posição no ranking. “O Sebrae pode contribuir no que tem expertise, que é na capacitação e apoio aos micro e pequenos empresários”, disse Luiz Barretto.

Helder Barbalho contou que a atividade pode ajudar no crescimento econômico brasileiro, uma vez que a aquicultura ainda é pouco explorada, apesar do seu potencial. De acordo com o ministro, apenas nas águas da União a capacidade de produção é de 1,320 milhão de tonelada. “Estamos trabalhando para destravar as licenças ambientais nos estados. Já conseguimos grandes avanços, e os estados estão contribuindo e facilitando a concessão do documento”, acrescentou Helder Barbalho.

Também presente na reunião, o secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa/MPA), Felipe Matias, informou que investidores estrangeiros estão interessados em investir no Brasil. Ele lembrou que a maior empresa do mundo na produção de tilápia vai se instalar em Mato Grosso do Sul. “Essa é a comprovação de que o potencial brasileiro é grande”, ressaltou.

Construído de forma participativa com o setor produtivo, o PDA foi orçado em R$ 500 milhões e elaborado com o objetivo de ser um parâmetro na execução de políticas públicas de planejamento e ordenamento da aquicultura, no período de 2015 a 2020.

Texto: Da redação

Siga-nos: www.mpa.gov.br/redessociais

Fonte: http://www.mpa.gov.br