Projeto deve beneficiar 300 piscicultores de Pimenta Bueno

Mais de 200 piscicultores participaram de um dia especial realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), através do escritório de Pimenta Bueno, no território Rio Machado.

O evento teve por finalidade incentivar a industrialização e comercialização do pescado. No final do evento foi entregue ao governo do Estado, projeto visando à sustentabilidade da piscicultura na região.

O dia especial sobre piscicultura foi realizado na quadra da Escola Estadual Anísio Serrão de Carvalho e teve por objetivo fortalecer a classe de piscicultores orientando-os sobre as vantagens e benefícios da industrialização do pescado.

O município de Pimenta Bueno conta atualmente com 84 piscicultores e uma produção anual de 120 toneladas de peixe. A perspectiva de crescimento é grande e com a demanda existente, inclusive de produtos industrializados no mercado, a própria categoria sentiu a necessidade de fortalecimento buscando novas alternativas que pudessem agregar valor ao produto.

piscicultura

O extensionista da Emater Manoel Domingos Sávio, responsável pelo projeto de piscicultura na região, diz que houve um grande interesse do público em participar do evento. “Além dos 84 piscicultores atuantes, hoje, no município, nós já identificamos cerca de 150 interessados, esperando apenas as máquinas para construírem seus tanques”, diz.

Com a proposta do governo estadual em fazer de Rondônia o maior produtor de pescado da região norte, a Emater elaborou um projeto denominado “Sustentabilidade da Piscicultura”, com o intuito de viabilizar recursos para ampliação da piscicultura na região. Sávio conta que o custo para implantação do projeto é na ordem de R$ 2.353.274,71 para atender uma demanda inicial de 300 associados àAssociação dos Piscicultores de Pimenta Bueno (Aspib). “Já existe também, a perspectiva dessa futura produção ser comercializada para dois grandes frigoríficos de pescado do estado de Mato Grosso”, explica o extensionista, o que garantirá um novo incremento à economia local e ao Estado.

O projeto foi entregue ao secretário Edson Vicente, do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), durante o dia especial, no intuito de que ele leve ao governador Confúcio Moura o anseio dos agricultores, e que ambos possam viabilizar recursos financeiros para a implantação do projeto. Essa ação contou também com o apoio do secretário executivo adjunto da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho que se fez presente ao evento junto com representantes da Seagri, Sebrae, Prefeitura e Câmara Municipal.

Fonte: http://www.rondonoticias.com.br
Imagem meramente ilustrativa