Produção de peixes no TO está em baixa, diz levantamento do IBGE

A baixa na produção vem preocupando os pisciculturado estado. Especialistas apontam que falta chuvas pode estar relacionada com queda.

Manoel Neves vive um drama com a queda na
produção (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a produção de peixes no Tocantins está em queda. Em 2014, foram 15 mil toneladas. Em 2015, o estado produziu nove mil e seiscentas toneladas. A queda pode estar relacionada a falta de chuvas, que afetou as lavouras de milho e soja que são a base da ração dos animais, é o que aponta especialistas. (Veja vídeo)

A baixa na produção vem preocupando os pisciculturado estado. Em Dueré, região sul do Tocantins, Manoel Neves, vive um drama com o preço da ração que chegou a custar R$ 51, a saca com 25 kg, a ração já chegou custar R$ 37 há dois anos. Ele cria peixes há 15 anos em quatro tanques.

Neves alimenta os peixes duas vezes ao dia. O produtor cria caranha e o tambaqui. Ele já tentou substituir a ração tradicional por milho, mas a o ganho de peso não foi o mesmo e a produtividade caiu. O produtor chegou a criar 8 mil peixes, mas atualmente não passa de 3 mil.

O produtor conta que já chegou a vender mais de 50 kg das espécies em um único dia na feira do município, atualmente ele consegue vender apenas metade.

Eu vou criando aí, mas só para o consumo mesmo. Tenho essa estrutura pequena aí. Para negócio não está compensando não”, disse Neves.

Na propriedade de 380 hectares, também em Dueré, os 15 tanques de Joselito Cardeal praticamente estão vazios. Ele parou com a atividade há 2 anos pelos altos custos de produção.

Cardeal começou a criar peixes em 2008, quando a piscicultura era uma atividade rentável. “Era bem favorável a criação de peixe na época. A ração era em conta. Atualmente o preço do peixe continua o mesmo, mas a ração triplicou o preço”.

O produtor já chegou a ter 12 funcionários e comprava 15 toneladas de ração por mês para alimentar 10 toneladas de peixes. Ele bastecia peixarias e os frigoríficos da região.

Fonte: http://g1.globo.com