Processo de obtenção de filé de Tilápia (espécie) em conserva

O filé de Tilápia (espécie) apresenta um mercado em expansão, principalmente em restaurantes self-service, e possui distribuição razoável em redes de supermercado. No entanto, não existem muitas opções de produtos processados, como, por exemplo, produtos enlatados de Tilápia. No mercado são apenas encontrados produtos enlatados à base de atum e sardinha.

No processo empregado, os filés de tilápia foram descongelados e, em seguida foram imersos em salmoura com tempero comercial para peixe. Os filés foram então drenados, cortados e enlatados. Foi colocado líquido de cobertura (óleo vegetal com tempero comercial para peixe). As latas passaram então pelo túnel de exaustão e depois foram recravadas e colocadas em autoclave a vapor para serem esterilizadas. O tratamento térmico utilizado para esterilizar o produto (esterilidade comercial) foi equivalente a 115ºC por 20 minutos, valor este que resultou em F0 de 11,4 minutos. O teste de aceitabilidade realizado com 85 consumidores e resultou em aceitação acima de 85%.

Este processo promove o aumento da vida útil de um produto perecível e, consequentemente, o tempo de comercialização, sendo um indicativo para a indústria processadora de pescado. A vantagem diferencial é a agregação de valor de um produto comercializado tradicionalmente in natura.Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Fonte: https://www.embrapa.br