Presidente da Peixe BR fala do panorama atual da piscicultura brasileira; veja entrevista

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) valoriza, fomenta e defende a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil, que em 2018 atingiu 722.560 toneladas, com receita de cerca de R$ 5,6 bilhões

A associação é presidida pelo médico-veterinário Francisco Medeiros, que esteve na cerimônia de lançamento do anuário da Peixe BR, realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

A equipe de reportagem do RVTV participou do evento e entrevistou o presidente-executivo da Associação Brasileira de Piscicultura (veja vídeo acima). O executivo falou sobre o mercado da piscicultura no Brasil.

“A piscicultura é uma cadeia produtiva em expansão e em profissionalização, que aposta nas boas práticas em todas as etapas da produção: das fazendas de peixes aos supermercados. Além disso, os peixes de cultivo têm inspeção e somente são comercializados porque cumprem toda a legislação sanitária, como as demais proteínas animais”, explica Francisco Medeiros, presidente-executivo da Associação Brasileira de Piscicultura.

O evento teve a presença do empresário Jorge Seif Júnior, que está à frente da Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Também participou Ricardo Neukirchner, atual presidente do conselho administrativo da Peixe BR e CEO da Aquabel (Rolândia, PR). Ele é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

A piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 55,4% da produção do país. Os peixes nativos, liderados pelo tambaqui, participam com 39,8% e outras espécies com 4,6%.

Fonte: https://rvtv.com.br/