Prefeitura doa peixes produzidos em laboratório para produtores de MG

Prefeitura doa peixes produzidos em laboratório para produtores de MG
Espécies são produzidas para doação a pequenos
produtores (Foto: Prefeitura/Uberlândia)

Pequenos produtores de Uberlândia recebem uma doação de peixes pequenos da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (SMAAB). Depois de ficar paralisada por quase 10 anos, a reprodução dos peixes foi reativada a partir de outubro de 2013. As espécies doadas são produzidas apenas para ser distribuídas para os pequenos produtores, pois nos rios e mares elas se tornam uma ameaça para os outros peixes.

De acordo com assessor da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Gibisson Pires, o trabalho feito no setor de piscicultura no Parque do Sabiá, abrange duas áreas. Uma é a área de educação ambiental, onde o laboratório é utilizado para reproduzir espécies nativas da bacia para depois fazer o peixamento de rios e represas. A previsão é que o próximo peixamento seja feito em fevereiro, com a soltura de cinco mil pacu-caranha na represa Capim Branco I.

A outra área é a de segurança alimentar em que os peixes produzidos são híbridos, como o tambacu, tambaqui e a carpa. Segundo o assessor, os peixes são produzidos em laboratório. “Eles são produzidos e distribuídos para pequenos produtores, dessa forma, eles podem produzir em pequena escala para o consumo próprio. Os peixes são uma grande fonte de proteína”, disse Gibisson Pires.

Ainda de acordo com o assessor, o peixe híbrido é resultado de espécies diferentes, ele não se reproduz naturalmente, não faz parte da bacia da região e não pode ser colocado nos rios, pois serão possíveis predadores das espécies nativas. Por esse motivo é indicado apenas para o consumo dos pequenos produtores. Esses produtores são orientados sobre cuidados com alevinos e tratamento em caso de doenças, com a visitação da equipe de agropecuária quando solicitada.

Prefeitura doa peixes produzidos em laboratório para produtores de MG
Espécies são produzidas para os pequenos produtores (Foto: Prefeitura / Divulgação)

O produtor Valdo Alves Rodrigues comenta que os peixes doados pelo setor de produção da agropecuária vão auxiliar o seu consumo interno. “Eu produzo banana e leite, e os peixes vão ser para o gasto. Eu comprei pacu-caranha e pintado, agora estou vindo buscar as carpas doadas pela Prefeitura”, comentou.

O aquário do Parque do Sabiá é gerenciado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e tem atualmente 20 espécies com matrizes que são tratadas para a reprodução. De acordo com o técnico de produção de alevinos Adair Divino da Costa, ainda é feito um trabalho especial de preservação de alevinos que estão em extinção, como o dourado e piracanjuba. A previsão é que a reprodução desses peixes seja concluída dentro de dois anos.

Fonte: http://g1.globo.com