Produtores de tambaqui em cativeiro e empresários do Amazonas, Distrito federal, Goiás e Tocantins participaram de rodada de negócios na manhã de sábado, 27, em Ariquemes (RO). O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedes), Secretaria de Agricultura (Seagri) e Sebrae Rondônia.
Com uma produção de alevinos anual de 40 mil toneladas quase toda sendo comercializada com o vizinho estado do Amazonas, o setor busca a expansão de mercado para o tambaqui em várias regiões do país.
O encontro, proposto pela Sedes e pelo Sebrae, visa abrir novos mercados para o pescado rondoniense. Com a aproximação de empresários do setor com produtores, o objetivo é que o tambaqui em cativeiro não tenha como destino apenas o Amazonas, mas outras unidades da federação, o que agregará valor ao produto.
Na abertura da rodada de negócios, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, explicou que essa será a primeira de várias ações que estão sendo desenvolvidas para o fortalecimento do setor pesqueiro em Rondônia. A intenção é desenvolver estratégias para que os piscicultores alcancem a sustentabilidade de seus negócios.
A rodada de negócios do tambaqui de cativeiro está entre as alternativas que o setor busca para expandir mercado, recebendo incentivos governamentais para dobrar a produção.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de RO, Emerson Castro, reforçou a necessidade de valorização do tambaqui, um peixe nobre e bastante apreciado em várias partes do país. O Estado é atualmente o maior produtor deste pescado do Brasil.
“A piscicultura tem sido uma alternativa de geração de trabalho e renda nas pequenas propriedades, visando reduzir os impactos da sazonalidade das demais culturas produzidas em Rondônia”, citou o secretário executivo adjunto da Emater, Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho.
Para o presidente da Cooperativa dos Piscicultores de Ariquemes e Região (Coopermar), Márcio Martins, o encontro entre empresários e produtores possibilitou o diálogo entre quem produz e em quem compra o pescado. Ele informou que uma nova rede de contatos se formou, o que possibilitará a realização de futuros negócios, eliminando atravessadores e aumentando a margem de lucro dos piscicultores.
A rodada de negócios contou com a participação do prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, do deputado federal Moreira Mendes, do deputado estadual Adelino Folador, de dirigentes da Emater, de vereadores e de prefeitos da região do Vale do Jamari. Estiveram ainda presentes instituições e políticos rondonienses que se destacam no incentivo à piscicultura em Rondônia.
Fonte: http://www.rondonoticias.com.br