PISCICULTURA: Investidores de Goiás e DF têm interesse no pescado de Rondônia

tambaquiInvestidores de Goiás e Distrito Federal participam, a partir desta quinta-feira (25), em Porto Velho, do I Encontro de Negócios de Piscicultura de Rondônia. O evento será promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO).

A comitiva formada por 15 empresários e investidores do ramo de piscicultura, estará em Rondônia, de 25 a 27 de abril, para conhecer a realidade da produção de pescados do Estado e, principalmente, fazer negócios. O interesse principal dos empresários é fechar contratos para a compra de tambaqui in natura produzido no Estado. A produção de pescados em Rondônia é de aproximadamente 40 mil toneladas por ano, e se mantém em forte crescimento.

O encontro terá início na quinta-feira, às 14h30, no Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho, numa solenidade que terá as presenças do governador Confúcio Moura e do secretário Emerson Castro, da Sedes. Na oportunidade, serão apresentados os programas de incentivo à atividade, por parte do Governo do Estado.

A programação continua na sexta-feira, quando os empresários visitarão fazendas de produtores de pescados da região de Ariquemes. Na mesma data, será oferecido um jantar pelas autoridades do município. E no sábado, a partir das 8h, será promovida uma rodada de negócios, no Salão de Eventos da Maçonaria, em Ariquemes.

Visita

A vinda da comitiva é resultado de uma recente visita do secretário Emerson Castro a Brasília e a Goiânia, onde fez contatos com o setor produtivo, em especial a cadeia do agronegócio voltada para a piscicultura. A partir dessa visita, ficou acertada a vinda da comitiva formada por investidores a Rondônia. Os empresários pretendem comprar o tambaqui in natura para ser industrializado e comercializado.

O governo do Estado, por sua vez, deverá criar seis unidades de beneficiamento de pescados em regiões de grande produtividade, nos próximos dois anos, para agregar valor à produção interna. Emerson Castro também confirmou que o governo promoverá um grande evento internacional em Rondônia, destinado à piscicultura, no mês de outubro.

Fonte: http://www.rondonoticias.com.br