PISCICULTURA: Internacional Fish Congress apresenta medidas de controle para o off flavor

O aumento no consumo de peixe no Brasil é um grande desafio para o setor. Além da questão cultural  de consumir carne bovina e de frango, está a resistência ao sabor, que ás vezes parece forte ao paladar. Problema muitas vezes causado por técnica de manejo inadequados e o nome dado para essa característica é o off flavor.

Perdas – O off-flavor é responsável por perdas substanciais na piscicultura porque o sabor atípico indesejado prejudica a comercialização. Medidas de controle do off flavor na produção de peixes serão destaque no International Fish Congress, no dia 19 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná. “Off flavor nada mais é do que o conhecido gosto de barro no peixe, que em grandes centros consumidores ainda causa resistência ao consumo. Precisamos resolver este problema para aumentar o consumo de pescado de água doce e reduzir perdas para a indústria e os piscicultores” destaca Altemir Gregolin, Ex Ministro da Pesca e Presidente do IFC.  

Comércio mundial – De acordo com a agência da Organização Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a estimativa é que o comércio mundial de peixes ultrapasse os mais de US$ 150 bilhões neste ano. Representando alternativa de renda para produtores em todo o mundo, e que aumenta a cada ano no Brasil. Mas que para se tornar um grande player mundial precisa superar desafios, como aumento de consumo.

Consumo – “Hoje consumimos, anualmente, cerca de 42 quilos de frango, 40 quilos de carne bovina e 15 quilos de suína, contra apenas 9,5 quilos de pescado. Os países que têm maior consumo per capita de peixe possuem melhor qualidade de vida do ponto de vista da saúde e esse consumo chega a 40k/hab./ano” complementa Eliana Panty – Diretora Executiva do IFC.

Especialista – O Off Flavor é um dos problemas que tira o sono de muitos piscicultores e, no IFC, será tratado por um dos maiores especialistas no assunto. Gianmarco Silva David, Doutor pela Universidade Federal de São Carlos e Pesquisador do Instituto de Pesca de SP, falará sobre as medidas de controle do Off Flavor.

Esclarecimento – “Na apresentação, vamos esclarecer as causas dos problemas de off flavor na produção de peixes, as características dos agentes causadores e as estratégias para eliminar o problema”, afirma David. “Com base científica, vamos explorar as técnicas de manejo necessárias para mitigar o off flavor, além das inovações tecnológicas disponíveis para garantir a qualidade dos peixes cultivados” destaca o pesquisador.

Data – O Internacional Fish Congress, será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, no Maestra Grand Convention – Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento tem o apoio institucional do Sebrae e já conta com mais de 600 inscritos. Inscrições, com vagas limitadas, ainda podem ser realizadas via site do evento: https://ifc.quemvai.com.br/

Apoio – O evento conta com o apoio de empresas como Marel, DSM, YES, BIOMIN, Presence, Wisium, Socil, Ampario, Prilabsa, Byosin, MQpack, Trevisan, Braspeixe, Guabi, Zaltana, Frescatto, Alaska Seafood, Potiporâ, Gelonese, Aquabel, PCI Gases, Wenger, Colpani, Multipesca, Nexco, Beraqua, Bom Peixe, Copisces, FrozenOcean Feeds, Escama Forte, e Supra, entre outras. O evento internacional tem o apoio institucional do Sebrae, Governo do Estado do Paraná/ Seap, Governo Federal – Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento, Secretaria da Pesca, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Cresol, BRDE, Fiep, Senar, Sanepar, Copel, Agência de Fomento, Faep, Abipesca, Aquabio, Peixe BR, Aprapes, ABCC, Conepe, Abras e FAO.

Sobre o International Fish Congress – Com o lema “Das águas ao consumo” o evento tem o apoio das principais entidades do setor Aquabio – Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, Abipesca – Associação Brasileira da Indústria da Pesca, PeixeBR – Associação Brasileira da Piscicultura, Sindipi – Sindicado dos Armadores e Indústria da Pesca, Abrapes – Associação Brasileira de Fomento ao Pescado e Abpa – Associação Brasileira de Proteína Animal,CNA/Senar, Cresol, Sebrae e Abras – Associação Brasileira de Supermercadistas.

Mais – As discussões têm o apoio da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Mapa, através da Secretaria da Aquicultura e Pesca. Entre os apoiadores estão ainda BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Fundação Terra, Governo do Estado do Paraná, Adapar e Emater. O evento tem ainda o apoio científico da Unila, Unioeste, UFFS, Univali e Instituto Federal Paraná Campus Foz do Iguaçu e Copacol. (Assessoria de Imprensa do evento)

SERVIÇO

International Fish Congress e Fish Expo Brasil
Quando: 17 a 19 de setembro
Onde: Centro de Eventos Maestra, Cataratas Resort, Foz do Iguaçu, Paraná
Saiba mais: http://www.internationalfishcongress.com.br/inicial