Foi realizada, na sexta (5/5), em Coxilha, a sexta edição do Dia Estadual do Peixe. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a prefeitura do município, a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar).
A regularização e o associativismo na aquicultura, bem como os desafios e oportunidades da piscicultura gaúcha foram os temas debatidos durante o encontro, que contou com dois painéis, uma palestra e uma mostra de fornecedores ligados à piscicultura. Participaram do evento produtores comerciais e familiares de pescado, processadores de peixe de cultivo, técnicos, extensionistas, entre outros.
O titular da SDR, Ronaldo Santini, destacou a importância do evento. “Estamos aqui para que possamos revisar conceitos, recuperar setores, rediscutir o desenvolvimento econômico a partir da piscicultura e fazer com que a proteína saudável gerada a partir da pesca possa estar cada vez mais presente nas nossas mesas”, disse.
Ele explicou que o Estado está ingressando em uma nova fase e se reposicionando economicamente a partir das potencialidades que a agricultura oferece. Segundo ele, os desafios estão sendo encarados como uma oportunidade para recuperação de importantes segmentos da produção estadual.
“No contexto em que estamos trabalhando, o principal desafio do Estado é recuperar a segurança hídrica do produtor gaúcho. E isso passa muito pelo tema que discutimos aqui hoje, pois, a reservação de água está diretamente ligada à segurança hídrica. É justamente a partir da reservação de água que nós temos que fomentar a cadeia do pescado”, acrescentou Santini.
O Dia Estadual do Peixe é um evento anual itinerante, que já ocorreu em cinco cidades: Estrela (2015), Seberi (2016), Passo Fundo (2017), Ajuricaba (2018) e Rolante (2019).
Fonte: Ascom SDR – Governo do Rio Grande do Sul
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom