A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria de Agricultura e Pesca e em parceira com a Associação do Povoado da Lagoa Redonda, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), distribuiu na manhã de hoje, 18 mil alevinos de tilápia para a criação em tanques redes, beneficiando 30 famílias.
Os tanques estão instalados na Lagoa do Sangradouro, que é a maior lagoa de água doce do Estado com uma extensão em torno de 8,5 quilômetros, e serão monitorados pelos produtores.
Os alevinos foram colocados em tanques com dimensão de dois metros por dois, nos primeiros 45 dias, sendo em seguida transferidos para tanques maiores quando saem da fase de alevinos para juvenil, passando em seguida para os tanques de engorda, quando devem atingir a fase adulta nos próximos seis meses, ou seja, a fase do abate.
Amanhã será a fez da distribuição de mais 16 mil alevinos de tilápia, no povoado Alagamar, beneficiando 20 famílias, perfazendo um total de 50 famílias no município de Pirambu.
O projeto visa a produção super-intensiva de tilápia em tanque redes que deve ser comercializado dentro de seis meses. É o que diz Luiz Inácio Nakanishi, que o técnico responsável pelos projetos coletivos de piscicultura que estão sendo implantados pela Secretaria de Inclusão e Assistência Social, com recursos do MDS que vai beneficiar cerca de 150 famílias em quatro municípios: Telha, Santa do São Francisco, Ilha das Folhas e Pirambu, nas comunidades Lagoa Redonda e Alagamar.
– Não vamos medir esforços para que o projeto atinja o seu objetivo que é a comercialização da tilápia dentro dos próximos seis meses, quando estão dentro do peso – 900 gramas a 1,2 quilos – ideal para o abate -, disse o prefeito Élio Martins (PSC), que amanhã estará também distribuindo os 16 mil alevinos no povoado Alagamar.Dezoito mil alevinos já estão nos tanques redes
Da Secrataria de Comunicação
Fonte: http://www.faxaju.com.br
Imagem meramente ilustrativa