Pesquisadores identificam peixe ósseo mais pesado do mundo

Pesquisadores identificam peixe ósseo mais pesado do mundo

HIROSHIMA, Japão – O maior peixe ósseo já capturado pesa espantosos 2.300 quilos e tem 2,72 metros de comprimento, estranhamente espalhados por um corpanzil de formato arredondado e irregular, com uma cabeça avantajada. Embora ele tenha sido encontrado em 1996, somente agora pesquisadores conseguiram identificá-lo corretamente: o peixe é da espécie Mola alexandrini, e não Mola mola, como classificado originalmente.

A pesquisa que traz a conclusão sobre o nome da inusitada espécie foi publicada no periódico “Ichthyological Research”, informa o site “Live Science”.

O gênero Mola nunca foi bem compreendido até os últimos anos, por conta da dificuldade de estudar espécimes tão enormes. Os peixes dessa família são difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de transportar para exames anatômicos completos. Eles têm esqueletos feitos de osso, e não de cartilagem, como os tubarões.

Foi apenas com estudos genéticos que o caso foi resolvido, revelando que os peixes uma vez classificados como Mola mola, eram, de fato, muito diferentes uns dos outros e que algumas sequências de genes não se encaixavam perfeitamente nas categorias de espécies pré-existentes.

A primeira espécie dessa família a ser identificada foi a Mola tecta, muito encontrado na Nova Zelândia — facilmente reconhecido por ter uma espécie de focinho redondo e uma faixa que divide seu corpo.

Com isso, os pesquisadores estudaram 30 espécimes de Mola que, por análise genética, não pertenciam à espécie M. tecta. Eles também fizeram uso de fotografias históricas, procurando por características anatômicas que ajudassem a distinguir as espécies existentes umas das outras. Em última análise, eles usaram essa informação para redescrever a M. alexandrini e diferenciá-la da M. tecta e da M. mola.

ESPÉCIE PODE INCLUIR INDIVÍDUOS AINDA MAIS PESADOS

A percepção de que M. alexandrini é de fato o peixe ósseo mais pesado surgiu dessa classificação recém-esclarecida. O Livro dos Recordes — Guinness World Records — lista o M. mola como o peixe ósseo mais pesado do mundo, mas o líder do estudo publicado esta semana, Etsuro Sawai, da Universidade de Hiroshima, no Japão, descobriu que a captura à qual o recorde se referia havia sido de um M. alexandrini apanhado em 1996. Esse peixe em questão tinha 2.300 quilos e quase 3 metros de comprimento.

Essa conclusão levanta a hipótese de existirem espécimes ainda mais pesadas. Isso porque, em 2004, pescadores da Ilha Aji, no Japão, registraram a captura de um M. alexandrini de 3,32 de comprimento — mais comprodo do que o recordista. Entretanto, os pescadores não pesaram esse gigante.

Fonte: https://oglobo.globo.com