Pesquisadores de Mato Grosso lançam manual de piscicultura

1CUIABÁ/MT – Dois pesquisadores de Mato Grosso lançaram o livro “Manual de como iniciar piscicultura com espécies regionais” durante a 1º Feira Nacional do Peixe Nativo, que acontece em Cuiabá.

O exemplar será transformado em revista eletrônica e disponibilizado em janeiro no site do Sebrae, que é o financiador do trabalho.

Francisco Chagas de Medeiros e Adair José de Moraes são técnicos, piscicultores e integrantes da Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat). Eles relataram que as informações sobre criação de espécies nativas eram fragmentadas e que foram filtradas e transcritas.

Nas páginas, experiências que deram certo nas propriedades mato-grossenses ganharam destaque. Ações de sucesso no setor de tecnologia, gestão e comércio.

Medeiros conta que apesar do Estado ser o 3º na produção de peixe e o 1º em produção de peixe nativo, a literatura sobre as espécies regionais é escassa.

Os produtores iam atrás de informação fora do Estado e tudo que conseguiam ficava restrito ao negócio deles. A partir de 2006, quando o Sebrae em Mato Grosso passou a atuar n setor, as coisas mudaram. Medeiros conta que os empresários começaram a se organizar e trocar experiências para conseguir um melhor resultado nacional.

O primeiro desafio era a organização da cadeia e o aumento de 45% na produção entre os anos de 2006 e 2008. Moraes relata que os piscicultores “vestiram a camisa” e conseguiram superar a meta, alcançando o crescimento de 95%. Desde então, conforme Moraes, o desenvolvimento do setor se ampliou e as expectativas são boas.

A coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do Sebrae, Newman Costa, diz que o objetivo da entidade com a publicação é multiplicar a informação. O foco está nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que tem um ambiente favorável à criação de espécies nativas.
Fonte: http://cenariomt.com.br