Pesquisadora destaca potencialidades do atual cenário da piscicultura em Mato Grosso

Pesquisadora destaca potencialidades do atual cenário da piscicultura em Mato Grosso

Visando desenvolver novas tecnologias para a cadeia produtiva da aquicultura de Mato Grosso, um grupo de especialistas da Frente Parlamentar do Agronegócio, Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, realizaram na última quarta e quinta-feira (27 e 28/09) um diagnóstico da piscicultura mato-grossense.

Liderada pelo pesquisador Dr. Leôncio Pinheiro, consultor técnico da Frente Parlamentar do Agronegócio, e Daniel Melo, presidente da Aquamat, a comitiva da Embrapa visitou estruturas de cria, recria, engorda e abate de peixes na região da grande Cuiabá e alto do Rio Paraguai. A Frente Parlamentar do Agronegócio é liderada pelo deputado Zeca Viana (PDT-MT).

“Essa visita é a continuidade do trabalho que o deputado Zeca iniciou no mês de julho e da parceria que firmamos com a Aquamat e, posteriormente, com a Embrapa Pesca e Aquicultura do Tocantins, para tecnificarmos a piscicultura em Mato Grosso e consolidarmos este segmento do agronegócio, visando a geração de empregos, renda e receitas para o nosso estado”, destacou Leôncio.

O presidente da Aquamat, Daniel Melo, afirmou que a parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura é de grande importância para o aprimoramento da piscicultura em Mato Grosso. “Essa parceria oportunizará os criadores mato-grossenses, sejam eles grandes ou pequenos, de conhecerem as pesquisas e novas tecnologias do setor, e a Embrapa Pesca e Aquicultura vai nos ajudar a desvendar mistérios e dificuldades que porventura venhamos encontrar na nossa produção”, destacou.

Pesquisadora da Embrapa Aquicultura e Pesca, Patricia Maciel avaliou positivamente a visita, destacando as potencialidades do atual cenário da piscicultura em Mato Grosso. “Conhecer a realidade da criação de peixes em tanques-rede e escavados aqui no estado foi fundamental para termos uma real dimensão da piscicultura aqui em Mato Grosso, e o que nos impressionou foi a diversidade de espécies na produção de alevinos”, disse a especialista, destacando que “com os dados em mãos, o próximo passo agora é apresentar os resultados à nossa equipe e encaixarmos os produtores de Mato Grosso nas pesquisas de estruturas, manejo e melhoramento genético da Embrapa Pesca”, concluiu

A VISITA

Durante a quarta-feira (27), as profissionais da Embrapa Pesca estiveram na Associação dos Aquicultores do Lago de Manso, no município de Chapada dos Guimarães (60 Km de Cuiabá), onde visitaram o criatório de peixes da associação, que trabalha na criação de pintado, jatuarana, tambatinga e tilápia no sistema de tanque-rede.

Jaime Lupatini, proprietário de uma piscicultura de cria, recria e engorda da cidade de Diamantino (185 km de Cuiabá) foi um dos produtores visitados pelas pesquisadoras, e destacou que Mato Grosso tem vocação natural para a piscicultura. “O potencial hídrico, a temperatura da água, o clima e o espaço que o peixe ocupa na culinária mato-grossense favorecem a consolidação da piscicultura como um dos pilares do agro em Mato Grosso”, concluiu.

Fonte: http://www.cenariomt.com.br