Parques aquícolas podem triplicar produção de pescado em MS

Atualmente Estado é o 17º na produção nacional de pescado

A instalação de 515 hectares de parques aquícolas no reservatório da usina hidrelétrica Ilha Solteira, na fronteira com São Paulo, pode fazer com que Mato Grosso do Sul quase triplique sua produção de pescado. O Estado saltaria das 19,6 mil toneladas (sendo 5 mil toneladas de pesca extrativa), registrado em 2010 no Boletim Estatístico no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para um patamar de 55,6 mil toneladas. Com isso, passaria de 17º na produção nacional para o top 10 dos principais produtores brasileiros.

A estimativa é de Adilson Nascimento dos Santos, superintendente federal adjunto de Pesca e Aquicultura no Estado. Segundo ele, o processo de licenciamento ambiental dos parques aquícolas está em sua fase final e a expectativa do órgão é que ainda em 2012 seja aberta a licitação pública para que produtores possam instalar novos tanques redes no local, que já possui alguns empreendimentos deste tipo.

Conforme Santos, se a licitação for aberta ainda este ano, a projeção é que em 2013 os empreendedores instalem os equipamentos e comecem a produzir, retirando a partir de 2014, dependendo da espécie, os primeiros peixes dos tanques. Ele diz que o estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) indicou que somente nestas áreas a produção anual pode chegar a 36 mil toneladas de pescado.

O superintendente adjunto diz que a pesquisa apontou a tilápia, o pacu e o pintado como sugestões para os aquicultores que vão produzir nos tanques do reservatório, mas que outras espécies de peixes também poderão ser utilizadas.

Além do reservatório da usina Ilha Solteira, Santos revela que o MPA também estuda a implantação de parques aquícolas nas áreas de outras duas hidrelétricas no Estado, Sérgio Motta, em Batayporã, e Jupiá, em Três Lagoas. “Já contratamos a Universidade Federal de Maringá para fazer os estudos da usina Sérgio Motta e em 2013 deve ser feita a pesquisa da usina Júpia”. A capacidade de produção nestes reservatórios, entretanto, somente poderá ser estimada após a conclusão dos estudos.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br