Núcleo de Piscicultura é ferramenta de tese de doutorado

Pesquisadora conquista título de doutorado pela USP em estudo feito com diferentes formas de alimentação das tilápias

O Núcleo de Piscicultura da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) em parceria com a Ufal, em Rio Largo, foi ferramenta de uma tese de doutorado da pesquisadora da Usp, Edvânia da Conceição Pontes. O estudo analisou o desempenho e composição isotópica de carbono e nitrogênio no tecido muscular em tilápia, alimentada com diferentes fontes proteicas. A apresentação aconteceu na última semana, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal).

Pesquisadora

De acordo com o co-orientador e professor doutor Elton Lima, do Ceca/Ufal, essa foi uma pesquisa com uma metodologia inédita. “O grande diferencial da tese foi a utilização de isótopos estáveis naturais, como o traçador de carbono nitrogênio de diferentes fontes proteicas. O que é considerado inovador em avaliações de alimentos para peixes”.

Para a equipe de técnicos, essa metodologia de pesquisa vai fornecer subsídios precisos de como os nutrientes e as moléculas são utilizadas pelo peixe. “É a primeira vez que é realizada em Alagoas”, afirmou Lima.

A pesquisa teve toda a parte experimental executada no Núcleo de Piscicultura de Rio Largo, com apoio dos funcionários e técnicos da Sepaq e dos estudantes do Ceca/Ufal. Além de utilizar fontes proteicas como nutrição de peixe, avaliando a contribuição de carbono e nitrogênio, a particularidade que o estudo disponibilizou foi a reutilização do farelo de coco, subproduto das empresas alagoanas fabricantes do leite da fruta.

De acordo com Elton Lima, a pesquisadora, por meio dos experimentos, entendeu que a combinação do farelo de coco, com o farelo de soja, ofereceu resultados semelhantes a outros ingredientes considerados de grande importância na formulação das rações de peixe, constatando efeitos superiores às dietas formuladas apenas com farelo de soja.

O orientador da autora da tese, foi o professor doutor Adibe Luiz Abdalla, do Centro de Estudos Nucleares da USP. Na ocasião, Edvânia Pontes agradeceu à Sepaq pela colaboração na obtenção do titulo do doutorado.

Fonte: http://primeiraedicao.com.br