Por que não entra água nos olhos dos peixes?

Por que não entra água nos olhos dos peixes?O sobrinho de 5 anos de um leitor perguntou: Por que não entra água no olho dos peixes? Os peixes vivem em lagos, rios e oceanos, e a água entra em contato com seus globos oculares o tempo todo.

Então, a água entra nos olhos dos peixes sim, (mas não atrás do globo ocular, é claro). “Eles não têm pálpebras”, explica Richard Brill, professor de fisiologia dos peixes do Instituto de Ciência Marinha em Gloucester Point, Virgínia.

Isso significa que os peixes não piscam nem fecham os olhos. Nunca. A única exceção é o tubarão, que possui uma membrana nictante, que funciona como uma pálpebra. Essa membrana recobre os olhos do tubarão enquanto ele se alimenta.

Quer dizer que a água que bate nos olhos dos peixes não machuca? Nem um pouco, garante Brill. “A função do olho evoluiu de acordo com o habitat”. Portanto, assim como as pessoas não se incomodam com o contato do ar com os olhos, os peixes também não ligam quando a água faz o mesmo com seus globos oculares.

Aliás, a estrutura do globo ocular de um peixe é quase idêntica à do de um ser humano, com exceção do cristalino, a parte de trás da íris que focaliza a luz sobre a retina. Como vivemos em um ambiente arejado, nosso cristalino é plano e fino. Já os peixes vivem em um habitat aquoso e com menos luz, e por isso, seu cristalino é grosso e em forma de bola de gude.

Quando um homem abre os olhos embaixo d’água, o mundo parece borrado, porque nosso cristalino funciona melhor no ar. Já um peixe enxerga direitinho dentro d´água.

O peixe-espada (foto) tem globos oculares enormes. Um adulto de seis metros de comprimento, por exemplo, pode ter um olho tão grande como uma bola de softball. Estes peixes têm olhos grandes porque caçam lulas a mais de 200 metros de profundidade, o que os ajuda a enxergar em um ambiente escuro e frio.

Os peixes também têm músculos especiais ao redor dos olhos, que mantêm as retinas aquecidas na água fria – isso também os ajuda a ver melhor as presas que se locomovem rapidamente.

Portanto, a água entra nos olhos dos peixes, sim, mas eles não se incomodam nem um pouco. Já os seres humanos não gostam nada quando entra água com sabão ou cloro nos seus olhos. A solução? Use óculos dentro da piscina!

Por Tracy Staedter

Fonte: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br