Municípios de Mato Grosso querem aumentar a produção de pescado para estimular economia

Municípios de Mato Grosso querem aumentar a produção de pescado para estimular economiaRepresentantes de dois consórcios de prefeituras do Estado de Mato Grosso – do Vale do rio Cuiabá e do Vale do Arinos – estiveram no Ministério da Pesca e Aquicultura, na tarde desta segunda-feira (5), para discutir iniciativas e estratégias que estimulem, através da piscicultura, o desenvolvimento regional. Além de prefeitos e vereadores, compareceram ao ministério, como parte da comitiva, Meraldo Figueiredo Sá, secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (SEDRAF),  Valtenir Pereira, deputado federal (MT), e Cléber Ávila Ferreira,  diretor de Programas e Gestão dos Fundos da  Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco),  vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

No MPA, a comitiva se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura em exercício, Atila Maia da Rocha, a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Ferreira, e a superintendente federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso, Marlene Alves de Assunção.

Impacto social

Segundo Cleber Ávila, da Sudeco, órgão que tem parceria com o MPA para o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura na região Centro-Oeste, os dois consórcios municipais mobilizam 19 prefeituras, das quais 13 do Vale do rio Cuiabá e seis do Vale do Arinos.

Com a articulação em andamento para implantar pólos de aquicultura nos dois vales, a superintendência acredita que duas mil famílias serão beneficiadas, das quais 1850 no Vale do rio Cuiabá e as demais no do Arinos. Para apoiar o projeto será construído laboratório de alevinagem, fábrica de ração, entre outras benfeitorias. Para o secretário Meraldo Sá , do governo de Mato Grosso, a piscicultura é uma grande esperança econômica e social para as 147 mil famílias da agricultura familiar do estado.

O consórcio Vale do rio Cuiabá é integrado pelas prefeituras de Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Acorizal, Várzea Grande, Cuiabá, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Já o consórcio do Vale do Arinos congrega os municípios de Juara, Brasnorte, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e Porto dos Gaúchos.

Fonte: http://www.mpa.gov.br