Em meio a uma série de indefinições no Ministério da Agricultura, incluindo a nomeação no Diário Oficial de Samy Pinheiro – que já dá expediente como secretário de Aquicultura e Pesca – passou despercebida a publicação de uma espécie de manual anti-fraude que o Mapa apresentou recentemente.
O “Manual de Inspeção para Identificação de Espécies de Peixes e Valores Indicativos de Substituições em Produtos da Pesca e Aquicultura” foi elaborado para servir como uma referência didática e ilustrada na comparação entre as diferentes espécies de peixes comerciais, “bem como a sua identificação durante os trabalhos de inspeção de produtos da pesca e aquicultura”, diz o documento.
A principal novidade do manual é a aplicação de uma nova metodologia baseada na musculatura segmentada dos peixes, responsável pelo seu deslocamento debaixo d’água para identificar substituição de espécies. “O resultado desta observação é surpreendente e pode identificar erros na nomenclatura das espécies de peixes durante a comercialização e ainda revelar substituições de espécies nas diferentes formas de apresentação, tais como filés e postas”, diz o texto.
Segundo o Mapa, o objetivo é auxiliar as instituições de fiscalização do governo e todos os demais integrantes da cadeia produtiva do pescado envolvidos na comercialização de peixes no intuito de prevenir substituições de espécies e perdas econômicas, com vistas à defesa do direito do consumidor brasileiro. A novidade se encaixa em uma nova fase de aumento de rigor nas fiscalizações do Ministério da Agricultura quanto à fraude no pescado.
Baixe aqui o manual completo.
Fonte: http://seafoodbrasil.com.br