Governo entrega tanques-rede para beneficiários de projeto

Governo entrega tanques-rede para beneficiários de projeto “Esse é o momento mais esperado por nós. Vamos colocar a mão na massa e esperar os resultados positivos. A pesca tradicional já não dá mais sustento para a gente, então esse projeto de piscicultura é uma alternativa mandada por Deus pra aumentar a nossa renda e trazer melhores condições de vida”, afirma Maria Ronilce Vieira, uma das beneficiárias do projeto de inclusão produtiva voltado para a criação de peixes tilápia em tanques-rede, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) no povoado Três Barras, no município de Graccho Cardoso.

A possibilidade de alcançar melhores condições de vida, como tanto deseja Maria Ronilce, foi reafirmada na manhã desta terça-feira, 1º, com a chegada de 25 tanques-rede apropriados para a criação de peixe. A entrega foi feita pelo Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, responsável pela execução do projeto de piscicultura. Segundo o técnico do departamento, José Agnaldo dos Santos, a entrega dos tanques-rede inicia uma nova fase do projeto e traz muita esperança para os beneficiários.

“A nossa expectativa é que dê certo como vem acontecendo nos outros municípios onde a Seides implantou o projeto. A autonomia através da geração de renda é o nossa principal meta, para isso, além dos equipamentos necessários para a criação do peixe, estamos oferecendo conhecimento e apoio técnico. A piscicultura tem tudo para dar certo aqui em Três Barras”.

O responsável por preparar os beneficiários para a lida na piscicultura em tanques-rede, o técnico da empresa Aquatrix, Luis Inácio Toshio Nakanishi, explica o processo de aprendizado pelo qual os beneficiários passam para alcançar autonomia suficiente na área.

“Com a chegada dos tanques-rede, o projeto entra de fato na fase de implantação, mas antes os beneficiários já participaram de capacitações sobre associativismo e cooperativismo. Agora iniciaremos a parte prática que é a criação do peixe em tanques-rede, que exige conhecimento técnico. Acredito que temos todas as condições para que o projeto seja um sucesso e beneficie todos os participantes”.

O beneficiário José Ionas de Aragão já conta com esse sucesso, que para ele significa geração de emprego para os 25 pescadores inseridos no projeto. “Estamos aprendendo várias coisas com o projeto e nos preparando para trabalhar e gerar a nossa renda. Agora vamos sair do desemprego e sustentar nossas famílias com dignidade. O mais importante começa agora, por isso iremos nos dedicar ao máximo para dar um bom retorno para nós mesmos e para quem investiu na gente. Só temos que agradecer”.

Além dos tanques-rede, a Seides entregou equipamentos de segurança (coletes salva-vidas e luvas) e de proteção (capas de chuva) e na ocasião, os pescadores foram instruídos sobre como montar os tanques-rede.

Projeto de Piscicultura

O projeto de piscicultura busca contemplar mecanismos que visem favorecer as potencialidades já existentes no Estado de modo a incrementar economicamente os perímetros urbanos e rurais. Com o fortalecimento dessas atividades, procura-se minimizar a situação de vulnerabilidade da população beneficiária do projeto, promover uma melhoria na qualidade de vida das comunidades inseridas e a fixação dos pequenos produtores com condições de sustentabilidade.

Além de Graccho Cardoso, o projeto beneficia cerca de 200 pessoas nos municípios de Santana do São Francisco, Pirambu, Telha, Ilha das Flores e Neópolis através de um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Fonte: http://www.faxaju.com.br