Gaspar pode receber melhorias na piscicultura

Gaspar pode receber melhorias na pisciculturaO Secretário de Agricultura de Gaspar Alfonso Bernardo Hostert e os representantes da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) Paulo Marangoni e Ofélia Campigotto entregaram ao Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, um Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para a piscicultura de Gaspar.

O documento foi entregue na quinta-feira (10), durante o lançamento do edital de concorrência para concessão de áreas para o cultivo de pescado em águas da união em Santa Catarina e da entrega das novas carteiras de pesca no formato cartão. O evento foi realizado no Auditório do Centreventos de Itajaí.

O projeto entregue ao ministro já está cadastrado em um programa do Ministério da Pesca e Gaspar poderá ser contemplada com mais de R$150 mil em equipamentos para a atividade. O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria de Agricultura e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), com a colaboração dos técnicos de projetos da Prefeitura.

A Aquipar

A aquipar foi fundada no dia 27 de agosto de 1998 e boa parte da profissionalização do setor na cidade deve-se ao trabalho desenvolvido pela associação, que promove constantemente cursos e seminários, proporcionando aos produtores uma constante capacitação. Um dos objetivos é incentivar o associativismo nas atividades da aquicultura e piscicultura, visando o estímulo e crescimento da produção. Atualmente, a Aquipar é presidida pelo produtor Paulo Marangoni e tem 34 associados.

Hoje, segundo dados da secretaria de Agricultura de Gaspar, são produzidas aproximadamente 400 toneladas de peixe na cidade por ano, produzidas de forma profissional. 90% desta produção é da espécie Tilápia. Ao todo, são 200 hectares de água alagada em Gaspar.

Fonte: http://www.adjorisc.com.br/