Uma parceria entre Epagri e Prefeitura de Cocal do Sul irá servir de referência para a região Sul na área da piscicultura. Uma unidade de observação está sendo preparada para analisar uma nova linhagem de tilápia, resistente às baixas temperaturas. Seis tanques começaram a ser construídos em uma propriedade, no Rio Comprudente, com o apoio de um produtor. Neles serão depositados 2 mil alevinos de uma nova linhagem do peixe de água doce para o experimento. Eles serão trazidos da Unidade Experimental da Epagri em Camboriú.
Segundo o engenheiro Agrônomo, Cleyton Pereira, esse experimento será feito com uma espécie de tilápia melhorada nos Estados Unidos. “Algumas matrizes foram trazidas para o Brasil e estão sendo desenvolvidas pela Epagri em Santa Catarina. O problema da tilápia produzida hoje é a não resistência às baixas temperaturas, o que impossibilita o seu cultivo durante o inverno. Se a experiência for aprovada, o peixe poderá resistir até 2°C a mais, o que equivale a 20°C para nós. Para a região será altamente vantajoso, fazendo com que a produção do peixe gire durante todo o ano”, explica.
Os alevinos serão observados durante os próximos três anos. A tilápia é o peixe de água doce mais consumido. A sua espécie ganha 80% do mercado pelo sabor e o rendimento de filé, ao contrário da carpa. Para o produtor, Lourival Rosso a iniciativa é importante, pois tudo o que há de novo pode gerar grandes resultados. “Nossa dificuldade é que a tilápia não tem manuseio no inverno. Ela só pode ser retirada para o consumo e não pode ser transferida de um tanque para o outro, caso contrário é perda total. No inverno a gente fica sem peixe, ou seja, se faltar no tanque, não temos onde buscar. Se essa experiência der certo teremos mais uma opção de trabalho”,
ressalta.
“Essa é uma oportunidade para os nossos produtores. Estamos bastante motivados com essa experiência, pois colocará Cocal como referência e possibilitará vantagens e maior ganho ao agricultor do município e da região”, avalia o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.
A iniciativa é uma parceria entre Epagri, que irá desenvolver o projeto, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura que esta fazendo a parte de mão de obra e do proprietário que cedeu as instalações e será responsável pela alimentação dos peixes.
Fonte: http://www.engeplus.com.br