Espanhóis comemoram bons resultados do pesque e solte da truta

trutaProvíncia de Castilla y Léon promove torneio de pesca da espécie graças à preservação imposta e respeitada pelos pescadores locais

conselheiro do Meio Ambiente da província de Castilla y León, na Espanha, Antonio Silván, abriu a XLVII Semana Internacional da Truta de Léon com um discurso reforçando que a “cota zero” é uma ferramenta que “comprovadamente funciona”.

A afirmação se deu com base nos resultados dos muitos anos em que a truta vem sendo protegida pelos espanhóis e continuam aparecendo com muita fartura, a ponto do campeonato não sofrer ameaças de escassez do peixe.

“O pesque e solte das trutas, além de ajudar a sustentabilidade dos rios, fez aumentar a população da espécie nas proximidades dos principais trechos onde se pratica a pesca esportiva”, diz Silván.

Ele afirmou ainda que a “cota zero” da truta não vem sendo imposta à força. Os pescadores devem ser comedidos com quantidade de pescado que podem levar para suas casas, a fim de seguir preservando e respeitando o alimento das comunidades ribeirinhas.

“Quando fazemos uma pesca com consciência, levar uma truta para casa não é um delito. É um aproveitamento lícito e legítimo”, ressalta.

Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br