Espaço Fazendinha mostra a produção da piscicultura durante a Expoacre

O programa de piscicultura do governo Tião Viana tem como meta a construção 1.500 tanques em 2013 (Foto: Luciano Pontes)
O programa de piscicultura do governo Tião Viana tem como meta a construção 1.500 tanques em 2013 (Foto: Luciano Pontes)

No espaço Fazendinha da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), encontramos um local amplo com mesas e cadeiras, um aroma convidativo no ar, dois tanques e aquários com peixes e alevinos no mostruário. Estamos falando do stand da piscicultura, que traz para o visitante da Expoacre toda a cadeia de produção da piscicultura no Acre: da alevinagem, passando pelos tanques de engorda, a agregação de valor ao produto com o mostruário dos peixes industrializados, chegando à mesa do visitante o produto final para o consumidor.

O espaço é fruto da parceria entre governo do Estado, governo federal, Sebrae e produtores, que divulgam na feira a produção dos municípios de Bujari, Sena Madureira, Plácido de Castro, Porto Acre e Rio Branco. Os próprios piscicultores participantes do stand apresentam o seu produto para quem visita o espaço, fazem atendimento e negociam no local.

O Sebrae Acre tem um papel importante no sucesso da produção de peixe no Acre. Com o lema ‘Quem Tem Conhecimento Vai Pra Frente’, desde 2006 o Sebrae vem ajudando os produtores, através de consultorias, levando capacitação e conhecimento técnico sobre gestão e empreendedorismo, trazendo inovações tecnológicas, melhorando a vida do piscicultor e qualidade do produto levado ao consumidor.

Segundo Rina Costa, gestora dos Projetos de Piscicultura do Sebrae, a parceria com o governo do Estado era o que faltava para que a piscicultura no Acre alcançasse o sucesso. “O incentivo do governo é imenso, tudo que precisava para que a piscicultura tenha uma alavancada no Acre. Com o subsidio aos pequenos produtores e incentivo através da construção de laminas de água, a construção do centro de alevinagem e o Complexo de Piscicultura, tudo que precisava pra ter o sucesso da piscicultura no Acre”, afirma Costa.

O programa de piscicultura do governo Tião Viana tem como meta a construção 1.500 tanques em 2013. Em 2011 e 2012 a Seaprof construiu 2.353 tanques em todo o Estado. O Complexo de Piscicultura do Acre promete ser o maior do Brasil, englobando produção de alevinos, fábrica de ração e frigorífico para filetagem. Um dos maiores empreendimentos já realizados no Acre e que deve alavancar a economia do estado nos próximos anos.

 Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br