Cinco escolas do município de Almas, cidade localizada a 276 km de Palmas, receberam 222 kg de pescado processado. A entrega, realizada na quarta – feira,11, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), beneficiou 976 alunos da rede municipal de ensino.
Com a ação, o governo do Estado inicia o processo de inclusão do pescado na merenda escolar, naquela localidade. Segundo o extensionista, João Filho, gerente do escritório local, os alimentos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Com essa medida, o governo beneficia não só os alunos, mas também os piscicultores da região, gerando emprego e renda”, destacou.
Ainda durante a entrega, a assistente social Elka Regina Valadares ministrou uma palestra destacando a importância de uma alimentação saudável e do consumo do peixe na alimentação infantil.
As escolas municipais beneficiadas com a entrega foram Manoel Nepomuceno, Raimundo Cordeiro, Elza Barbosa, Ary Pereira Borges, além do Programa de Erradicação Infantil (PETI). As instituições receberam produtos processados de pescado como lombo, costelinha, filé, almôndega, empanados, quibe e linguiça.
Produção
A região sudeste do Estado é responsável por grande parte da produção de peixe girando em torno de 5 a 6 mil toneladas /ano, correspondendo a 70% da produção total de peixe no Tocantins. A região também possui dois frigoríficos para abate, fábrica de ração e ainda dois laboratórios para a produção de alevinos. A atividade é a maior geradora de emprego formal e tem grande potencial para o desenvolvimento de peixe em sistema de tanques-rede, onde estão localizadas diversas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br