Pescadores artesanais de Vitória do Xingu, no centro-oeste paraense, são o público-alvo do I Encontro de Criação de Peixe em Tanque Rede, que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Norte Energia realizam no próximo dia 29, na Agrovila Belo Monte, zona rural do município. A atividade técnica vai contar com a participação de 30 pescadores da Cooperativa de Agricultores e Pescadores da Volta Grande do Xingu.
O encontro vai discutir a criação de peixes em tanque rede e objetiva capacitar as famílias na produção e também promover o financiamento para a atividade. A expectativa da Emater é financiar quatro tanques-rede e alevinos para os pescadores. A comunidade foi escolhida pelo grande potencial e perfil para desenvolver a modalidade. Durante o encontro, os pescadores conhecerão a experiência do piscicultor Elson Faustino.
A priori os tanques serão povoados com tambaqui e piau, espécies que tem valor comercial na região. O desenvolvimento da atividade vai aproveitar o potencial hídrico local. A Agrovila está localizada na margem esquerda do Rio Xingu. “Entendemos que a ação ocorre também como uma medida compensatória para essas famílias que vivem na Volta Grande do Xingu, área que recebe o empreendimento da Hidrelétrica de Belo Monte”, diz Luciano Covre, técnico da Emater.
O projeto prevê capacitações para os pescadores, financiamentos, produção e até comercialização do que for gerado. Os tanques receberão, em média, 500 alevinos. Tudo será comprado por meio da cooperativa, a fim de diminuir os custos com a produção.
Fonte: http://www.agenciapara.com.br