Ecomonia de água também é preocupação na piscicultura

Ecomonia de água também é preocupação na piscicultura
Racionalizar o uso da água na piscicultura Jefferson Christofoletti

Atenção Piscicultores! A Embrapa realiza pesquisa dos entrepostos de processamento de pescado nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Nesses estados os entrepostos já instalaram hidrômetros ultrassônicos em suas linhas de produção. A medida visa a estabelecer a quantidade ideal de água que cada espécie de peixe e cada método de processamento precisa.
O trabalho está a cargo dos especialistas que atuam no projeto de pesquisa “Gerenciamento hídrico aplicado a entrepostos de pescado”, coordenado pela Embrapa e executado em parceria com outras instituições de pesquisa e empresas de processamento do pescado.

Flávia Tavares de Matos, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura conversou com o programa Nossa Terra desta terça-feira (31).

De acordo com a pesquisadora, o projeto pretende medir a quantidade de água que está sendo gasta nos entrepostos de pescado e identificar os pontos críticos dessa indústria na tentativa de reduzir a quantidade utilizada no processamento. O estudo também quer propor medidas reuso dessa água.

No caso do cultivo de peixes em gaiolas, Flávia Tavares alerta que, nos reservatórios, a demarcação das áreas deve levar em consideração a cota mínima do reservatório, isto é, a cota histórica, para garantir que os tanques não fiquem na terra durante a seca.

Ouça a entrevista na íntegra!

O produtor agrícola é bem representado na Nacional da Amazônia: o Nossa Terra tem notícias sobre meio ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo e novas tecnologias para o campo, além da previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola.

Para acompanhar o fim da tarde do produtor rural, o programa toca músicas regionais e de viola. Se você também tem a vida ligada ao campo, sintonize o Nossa Terra, de segunda a sexta, às 17h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 15h (horário local), na Nacional do Alto Solimões.

A produção é de Kátia Lins e apresentação de Airton Medeiros. Célio Antônio é o programador musical.

Fonte: http://radios.ebc.com.br