Destaque na revista Panorama Rural – parte I

Se o avanço da agropecuária tornou-se fundamental para abastecer a população com arroz, milho, soja, carne bovina, suína, de aves, por que com o peixe a história tem que ser diferente?

Na verdade, não deve ser, pois o extrativismo, que considerava até o século 19 os recursos naturais inesgotáveis,
foi ficando para trás com o surgimento de novas ideias sobre a sustentabilidade dos ecossistemas.

“Mas, criar peixe é coisa de louco. Peixe tem no rio”.

Esse pensamento equivocado, que era predominante no Brasil no começo da década de 90, não intimidou a família Colpani a iniciar naquela época seu negócio voltado à piscicultura, com seriedade e profissionalismo, o que inclui a aplicação de conceitos técnicos e científicos.

A “loucura” da multiplicação de peixes em tanques deu origem ao Grupo Águas Claras – sediado em Mococa, SP – que é formado atualmente pela empresa de piscicultura (criação de peixes e alevinos), frigorífico e restaurantes.

Para que a atividade do grupo fosse bem-sucedida, além de quebrar paradigmas, houve a necessidade – e ainda continua havendo – de mostrar ao produtor de peixe, que a piscicultura é um ótimo negócio, conforme relata o diretor do grupo, Martinho Carlos Colpani Filho.

panrural colpani

Ele explica que o piscicultor, que adquire alevinos da Colpani Piscicultura pode, por exemplo, vender seus produtos – após a engorda – para o frigorífico do grupo e para os pesque-pague. Essa modalidade de pesca, que teve o seu auge na década de 90, ainda continua sendo um mercado interessante.

Martinho Colpani revela que esse trabalho de persuasão inclui os supermercados. É necessário convencê-los que podem reservar espaço nas gôndolas para os peixes, pois não haverá falta do produto.

A Colpani Pescados – o frigorifico do grupo –, fundado em 2007, produz filés de tilápia, cortes nobres,
hambúrgueres, empanados e embutidos.

De acordo com Martinho Colpani, outra preocupação do grupo é estar sintonizadocom as exigências do consumidor, disponibilizando, por exemplo, produtos, sem cheiro desagradável e sem gosto de barro.Para isto, a empresa adota modernas técnicas de produção de alevinos e de monitoramento da qualidade da água.

 

 Fonte: Revista Panorama Rural