Crivella defende lei ambiental mais flexível

Crivella defende lei ambiental mais flexívelO ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, defendeu hoje em Unaí, Minas Gerais, que o governo do Estado flexibilize as normas ambientais para a criação de pescado em rios, lagos e tanques escavados. Durante ato para lançar o Plano Safra do Setor em território mineiro e no Entorno do Distrito Federal, ele lembrou do grande potencial de Minas Gerais para o cultivo de pescados. “Hoje temos um ouro que não vai acabar, que é o peixe cultivado, se pudermos garantir que ele seja sustentável. E Minas tem um grande desafio: o de ser um grande produtor de peixe cultivado, assim como hoje é líder no agronegócio”, afirmou Crivella.

Para acelerar a implantação dos cultivos de pescados em Minas Gerais, o ministro também defendeu que os municípios tenham leis ambientais específicas, como permite a legislação brasileira e passem a regular a produção aquícola. Ele também lembrou que o licenciamento é fundamental para a conquista dos recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. O setor dispõe de R$ 4,1 bilhões para o incremento da produção pesqueira e aquícola nacional.

Em Unaí o ministro participou de ato que marcou o repasse de recursos do Plano Safra, no valor de mais de R$ 500 mil, para a Cooperativa de Pescadores da Colônia Z 11, do município de Buritis e para um grupo de pescadores de Unaí. Os recursos foram repassados para a aquisição de equipamentos por meio do Banco do Brasil. Os pescadores também fizeram um apelo com relação às liberações de licenças ambientais, que podem transformar pescadores e criadores de peixe.

Fonte: http://www.mpa.gov.br