Para obter um resultado bom em qualquer atividade pecuária, o produtor deve ter as condições adequadas para isso acontecer
Em se tratando da piscicultura, um equipamento de extrema importância para melhorar a produtividade é o aerador, que é colocado na superfície da água dos tanques, e tem a finalidade de realizar a incorporação de oxigênio para a água.
Entre outros benefícios podemos citar a desestratificação das colunas de água e homogeneização da temperatura do tanque. “Utilizando o aerador o produtor poderá produzir mais peixes por metro quadrado, dependendo da renovação da água e a quantidade de aeradores instalados”, afirma o encarregado do Fomento Piscicultura da Copagril, Jeferson Luiz Lopes.
Segundo ele, para saber quantos aeradores o produtor deve colocar no tanque, é feito um cálculo por meio da quantidade de quilos que serão produzidos naquele tanque. “Só o aerador não é suficiente para produzir mais peixes por metro quadrado, é necessário ter uma grande renovação de água para altas densidades, pois a água fica muito carregada, ou seja, muito verde, e isso não é indicado que aconteça”, ressalta Jeferson.
Jeferson alerta que o aerador deve ser ligado, principalmente, a noite das 20 horas às 8 horas da manhã. Também é recomendado ligar das 12 horas às 14h30 para homogeneizar as camadas de temperatura da água e aumentar o oxigênio dissolvido nesse tanque. E, em dias nublados o aerador deve ficar o dia todo ligado. O aerador é ligado à rede de energia e instalado com quadro de comando, timer e reles. “É importante também, que seja instalado um gerador de energia nas propriedades que tenham esses equipamentos, para uma maior segurança do produtor”, alerta Jeferson.
Fonte:http://www.portaldoagronegocio.com.br