A atividade da piscicultura em Rondônia ocupa hoje o segundo lugar em produção de pescado de cativeiro e o primeiro lugar em produção de peixe nativo, resultado da cadeia produtiva que foi montada a partir do aparato ofertado pelo governo para auxiliar os piscicultores, e pelo empreendedorismo de médios e grandes criadores no estado.
Segundo Jackson Luiz Pinelli, coordenador-geral da Aquicultura Continental em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Pesca e Aquicultura, diante desse crescimento, é natural que surjam gargalos a serem tratados nas regiões onde acontece a piscicultura, e nesse sentido a criação do Grupo de Trabalho em novembro passado pelo governo do estado e ferramentas como o Portal do Peixe (www.portaldopeixe.ro.gov.br) serão determinantes para sanar as adversidades. “Os gargalos são naturais do crescimento dessa cadeia produtiva. Não existe um grande gargalo, existe o gargalo do crescimento que acontece”, afirma Jackson Luiz Pinelli.
Jackson Pinelli foi um dos principais palestrantes do ciclo de palestras do 1º Seminário Peixe Saudável promovido de 8 a 10 de março em Rondônia, nas cidades de Ariquemes, Pimenta Bueno e no Centro de Treinamento Técnico da Emater (Centrer), em Ouro Preto d’Oeste.
Para o representante do Ministério da Pesca é muito positivo o fato de o governo e os piscicultores discutirem o problema da sanidade, da complexidade da legislação ambiental da Amazônia Legal e da cadeia produtiva como um todo. “No sul, a criação é de peixe exótico e, em Rondônia, a produção é de peixe nativo e esse crescimento começa a ter problema de sanidade, mas começa a se resolver agora. O Estado está preocupado, o piscicultor está preocupado”, pontuou Pinelli.
O governador Confúcio Moura participou do Seminário no Centrer, e no seu discurso agradeceu ao representante do Ministério da Pesca pela consideração a cerca da piscicultura em Rondônia; ele elogiou o nível de conhecimento dos pesquisadores e agradeceu aos piscicultores, técnicos e universitários que participaram do aprendizado.
O Portal do Peixe já está no ar e com todas as informações necessárias para os piscicultores aprimorarem o seu conhecimento no lido com a piscicultura.
Fonte: http://www.rondoniagora.com