Construção gratuita de viveiros de peixes é sucesso em Cocal do Sul

Projeto vem beneficiando produtores do município

Construção gratuita de viveiros de peixes é sucesso em Cocal do Sul O programa de incentivo à piscicultura vem beneficiando gradativamente o agricultor de Cocal do Sul. No ano passado, mais de 11 mil/m² de viveiros para a criação de peixes foram abertos no município. Na última semana, a prefeitura deu início a abertura de mais uma propriedade na comunidade de Rio Comprudente que espera produzir em uma área alagada de 1 mil/m², cerca de 3 mil quilos de peixe por ano.

O projeto é uma realização da prefeitura de Cocal do Sul em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Agricultura e Pesca, sendo que no ano passado o município recebeu uma máquina de uso exclusivo para a abertura de açudes. “O objetivo é fazer pequenos açudes nas propriedades rurais de agricultores familiares, para que estes tenham mais uma fonte de renda e também alimentar. Nós já temos no cronograma para os próximos meses, cinco viveiros para serem abertos que terão potencial para produzir mais de 10 mil quilos de peixe por ano”, destaca o prefeito Ademir Magagnin.

Embora o interesse dos agricultores na produção de peixe de água doce venha crescendo, o engenheiro agrônomo da Epagri, Cleiton Pereira, alerta sobre a profissionalização do negócio. “Como atividade de subsistência o projeto já é sucesso, mas precisamos profissionalizar. O produtor precisa fazer curso de profissionalização para poder estar atento a qualidade da água, alimentação dos peixes e manejo, para pode assim ampliar a área e expandir o negócio. Nossa região tem uma produção ainda insuficiente e o mercado par a compra desse produto deve aumentar muito. Por isso que precisamos preparar nossos produtores”, ressalta.

Com o objetivo de valorizar a produção dos agricultores locais, a prefeitura de Cocal do Sul por meio da secretaria de Agricultura e Epagri se prepara para a realização da Feira do Peixe Vivo, que deve acontecer no início do mês de abril.

Fonte: http://www.engeplus.com.br