Conheça a reprodução natural de alguns peixes

Reprodução natural de tilápia

Conheça a reprodução natural de alguns peixesAs tilápias são peixes predominantemente de água quente, com temperaturas que podem variar de 20º?C a 30°C, apesar de tolerarem temperaturas mais baixas. Para produção de alevinos, colocam-se duas fêmeas para cada macho. Então, o macho constrói o ninho de forma circular, cavando o fundo do tanque. As técnicas de cultivo utilizadas na criação de tilápiassão:
– sexagem;
– consorciação com peixes carnívoros;
– hibridação;
– super macho;
– tanque-rede;
– tilápia revertida.

Reprodução natural do lambari

lambari é um peixe de escamas e de pequeno porte, com aproximadamente 12 cm. O lambari-bocarra possui dentes bem desenvolvidos, seu corpo é alongado, com mancha umeral e caudal de cor escura. O macho adulto possui, na nadadeira anal, uma aspereza que pode ser sentida passando-se os dedos ao longo da nadadeira. Já a fêmea é lisa, sem aspereza e cresce rapidamente, atingindo maior tamanho final do que os machos.

A fêmea produz muitos óvulos que são soltos na água para serem fecundados pelo sêmen dos machos. Cada uma delas desova várias vezes por ano. Para a criação de alevinos de lambari, o produtor deverá optar por tanques não muito grandes. Sendo que este mesmo tanque deverá ter 20% da área coberta por aguapés, que servirão de refúgio às larvas e aos alevinos, além de servir de substrato para desova. Os alevinos irão aparecer, aproximadamente, por volta de 30 a 60 dias após a desova.

Reprodução natural de carpas

carpa é um peixe de águas paradas e quentes, embora suporte temperaturas extremamente baixas, desenvolvendo-se melhor em temperatura em torno de 28°C. Existem cinco variedades de carpa: escama, espelho, couro, linha e colorida. Na reprodução de carpas, no primeiro ano de vida, a fêmea já pode desovar bem como o macho pode atingir a maturidade sexual.

Nessa criação, o produtor deverá ter muita atenção no período de alevinagem, pois não poderá faltar alimento, caso contrário, toda a produção estará comprometida. Os alevinos se alimentam de reservas nutritivas existentes no saco vitelino. Logo após essa fase, começam a nadar e a se alimentar de microplâncton, mas sua alimentação deve ser complementada com gema de ovos seca, farelos e farinhas de trigo, milho, arroz ou soja, em forma de pasta cozida e de ração seca.

Reprodução natural de trairão

trairão é um peixe de porte avantajado, cujo peso chega a ultrapassar 20 Kg. Recebe esse nome por ser muito semelhante à traíra, tanto externa quanto fisicamente na coloração. É um peixe carnívoro, muito voraz e possui hábitos sedentários. A diferenciação entre os sexos do trairão é muito difícil, pois ele não apresenta diformismo sexual. Então, para que o produtor reconheça o sexo, ele deverá observar o período de reprodução, pois os machos ficam mais agressivos nessa época. Eles começam a construir ninhos e não deixam que outros peixes se aproximem, atacando tudo que possa ser uma ameaça.

Para a produção de alevinos, quando o produtor observar que foram depositados ovos ou larvas, deverá retirá-los dos ninhos com muito cuidado. Os alevinos poderão ser alimentados com filés de peixe moído nos tanques de alevinagem. Quanto aos reprodutores, estes podem ser alimentados com peixes vivos ou ração balanceada concentrada seca e peixe moído.

Fonte: http://www.portalagropecuario.com.br