Comer peixe tem muitas vantagens

A carne é rica em nutrientes e de fácil preparo

peixe

Apesar da grande extensão do litoral brasileiro, a utilização do peixe na culinária ainda é pequena pela população. Trata-se de uma carne muito nutritiva e deve ser consumida, pelo menos, duas vezes por semana.

De acordo com a nutricionista Priscila Custódio, a carne de peixe é mais leve e rica em proteínas de alta qualidade. “O salmão, o bacalhau, a sardinha e o atum, por exemplo, possuem uma grande quantidade de ômega-3 (gordura poli-insaturada), proporcionando grandes benefícios à saúde, tais como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, e diminuição das taxas de triglicérides e colesterol ruim (LDL) no sangue”.

O pescado possui também sais minerais como cálcio, fósforo, iodo e cobalto; e as vitaminas A, D, e B, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. “Em gestantes, evita a depressão pós-parto e auxilia no desenvolvimento do feto”, acrescenta a nutricionista.

Além de atuar sobre as células nervosas, a carne de peixe também contém sódio, potássio, magnésio, ferro, flúor, selênio e manganês. “Suas proteínas favorecem o processo de digestão. Os peixes de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade inferior, quando comparados aos de água salgada”, destaca Priscila Custódio.

Outra grande vantagem dos peixes, em relação às carnes de boi e de porco, é a facilidade no seu preparo. Cozinham em pouco tempo e podem ser consumidos de diversos modos: ao molho, assados, ensopados, cozidos, grelhados ou fritos.

Fonte: http://www.arcauniversal.com/noticias