Devido a grande relevância que a atividade piscícola possui hoje no Brasil, tanto economicamente como ferramenta de inclusão produtiva, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está publicando o Manual de Criação de Peixes em Viveiros. A publicação visa auxiliar produtores, técnicos da área, alunos e interessados no tema dos manejos e das boas práticas necessárias a esse tipo de atividade.
O manual tem como objetivo dar acesso gratuito a conhecimentos atualizados em piscicultura e foi dividido em 10 capítulos. Dentre os assuntos abordados, estão a elaboração de projetos, a construção da infraestrutura, a qualidade da água e o manejo produtivo. Nele são abordadas todas as fases de produção, desde a compra do alevino até a venda do peixe ao consumidor final.
De acordo com a analista da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf e uma das autoras do manual, Maria Regina Soranna, “o manual surge para suprir uma carência existente no setor, pois não há muitos trabalhos voltados ao pequeno produtor e com linguagem acessível que permita fácil entendimento por parte do público em geral”.
Inicialmente serão impressos 40 mil exemplares em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura. Segundo Leonardo Sampaio, chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, “a distribuição dos manuais em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura permitirá a divulgação em nível nacional. As superintendências regionais da Codevasf o utilizarão”.
Esta é uma ação coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Territorial da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas (AR/GDT) da Codevasf e, como lembra a gerente Izabel Aragão, “a Codevasf já possui uma história de sucesso no desenvolvimento de tecnologias e transmissão de conhecimento em piscicultura”.
“Com a publicação deste manual, mais uma vez colaboramos para o fortalecimento da atividade no país, incentivando o desenvolvimento sustentável e favorecendo o pequeno produtor ”, destaca.
Outros manuais
A Codevasf, desde o final da década de 1970, produziu ou colaborou com a produção de mais de 1.200 publicações científicas entre as quais artigos em revistas nacionais e internacionais, livros, capítulos de livros, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e resumos apresentados em congressos. A maioria das publicações é oriunda de pesquisas realizadas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf.
Na década de 1980, a Codevasf publicou inúmeras cartilhas com temas diversos: transporte de larvas e alevinos, propagação artificial de peixes, beneficiamento e conservação de pescado, criação em consórcio de marreco e peixe, produção de alevinos, entre outros. Em 1984, a Companhia publicou o Manual de Identificação de Peixes da Região de Três Marias, e em 1985 a Codevasf lançou o Manual de Piscicultura, duas publicações que por muito tempo foram referência nacional.
Em 2009, a Codevasf optou pela concepção de manuais práticos e didáticos, tendo como principal público o produtor familiar, sendo o Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede o primeiro de uma série nesses moldes. Inicialmente foram impressos apenas dois mil exemplares; entretanto, o sucesso foi tão grande que o manual já está na segunda edição, tendo sido impressos 50 mil exemplares desde então.
O Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede é demandado por todo Brasil e já chegaram pedidos até de outros países da América Latina, como o Peru. Nesta mesma linha, em 2011 a Codevasf publicou o Manual de Criação de Caprinos e Ovinos e a cartilha “Competências e habilidades para a juventude: cidadania, saúde e meio ambiente”.
Além desses, encontra-se em elaboração o Manual de Apicultura.
Os manuais podem ser encontrados em formato digital para download no site da Codevasf (menu Publicações) ou serem solicitados gratuitamente pelo e-mail divulgacao@codevasf.gov.br.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br