Centro de Produção de Alevinos tem tanques licenciados pelo Imac

centro de producao alevinosO Centro de Produção de Alevinos, primeira etapa do Complexo Industrial do Peixe, foi inaugurado pelo governador Tião Viana e pelo ex-presidente Lula, na última sexta-feira, 23. Antes disso, precisou passar por uma série de etapas estabelecidas para garantir viabilidade ambiental.

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), no papel de dar qualidade às questões ambientais, bem como acompanhar, fiscalizar, orientar e licenciar a realização de serviços voltados para essa categoria, já emitiu todas as licenças exigidas para o funcionamento dos tanques destinados às atividades de piscicultura.

“Já passamos por todo o processo sequencial de viabilidade. O setor de Recursos Hídricos do Imac, tendo realizado todo o trabalho técnico no local, já garantiu a licença da propriedade, o qual efetivou todas as fases do licenciamento mediante a emissão da Licença Prévia [LP], Licença de Instalação [LI] e Licença de Operação [LO]”, comentou o diretor-presidente do Imac, Fernando Lima.

Lima enfatizou ainda que o processo de captação de água, necessário para a reprodução dos peixes dentro dos tanques, também já está licenciado e liberado por meio de outorga. “Agora será possível avançar para a segunda etapa do licenciamento de operação das obras, que inclusive já estão em curso, como o frigorífico e a fábrica de rações, e outras que envolvem todo o projeto”, disse.

No total, o complexo dispõe de uma área equivalente a 60 hectares, localizada no quilômetro 35 da BR-364, sentido Rio Branco – Porto Velho (RO). Além do Centro de Produção de Alevinos, o local abriga a mais moderna fábrica de ração do Brasil – com tecnologia importada da Dinamarca – e um frigorífico capaz de processar todo o peixe que será produzido no local.

Objetivando o incentivo e o fomento da agroindústria, o governo investe fortemente na produção de peixes, favorecendo, pela primeira vez ao Estado, a inserção comercial do seu produto em escala nacional e internacional, disseminando-o com qualidade, eficiência e segurança alimentar.

Fonte: http://agencia.ac.gov.br