Em decorrência do crescimento da piscicultura no estado e visando a proteção da cadeia produtiva desse segmento, o deputado estadual Brito Bezerra (PP) apresentou na manhã desta quinta-feira (22), uma indicação legislativa que determina a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr), a elaboração de um planejamento de biossegurança.
A medida visa à prevenção, minimização ou eliminação de riscos com o objetivo de proteger a saúde humana, animal, além de preservar o meio ambiente e a qualidade de resultados.
Segundo o parlamentar, em 2011, ele encaminhou documento à Aderr solicitando a criação desse planejamento, bem como a Secretaria Estadual de Agricultura, além de advertir a Secretaria Estadual de Pesca e a Superintendência Federal da Pesca no Estado de Roraima, sobre a necessidade de se criar barreiras para proteger a saúde dos peixes e, consequentemente, assegurar produtos para o consumo com mais controle e regularidade.
“O setor produtivo precisa de apoio do poder público, pois tem a incumbência de tirar o Estado de Roraima dessa fadada política de contracheque e em poucos anos, deve fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado. A piscicultura gera aproximadamente dois mil empregos diretos e movimenta em torno de R$ 80 milhões por ano”, disse o deputado Brito ao afirmar que são mais de mil produtores que sobrevivem diretamente da piscicultura no estado.
De acordo com Brito, o rebanho bovino de Roraima está impedido de comercializar com o estado do Amazonas, exceto quando os animais passam pelo período de quarentena, em decorrência de problemas sanitários.
“Isso atrapalhou o segmento da pecuária. E para que não aconteça com a cadeia produtiva da piscicultura, e sermos impedidos de comercializar com o estado do Amazonas que é o nosso principal consumidor, peço apoio dos demais parlamentares para que possamos juntos conseguir junto ao governo, a criação imediata desse programa para proteger a cadeia produtiva da piscicultura”, disse o parlamentar ao justificar sua indicação.
Fonte: http://www.bvnews.com.br