Bahia Pesca planeja ações para reduzir morte de peixes

psiculturaO governo da Bahia estuda ações para reduzir o impacto causado pela seca nos açudes baianos e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), criou um plano de ação para minimizar os danos.

De acordo com informações divulgadas pela entidade, os trabalhos visam evitar a mortandade de peixes como ocorreu no açude Itarandi, no final de janeiro, quando fortes chuvas na região, aliadas ao acúmulo de material orgânico pós seca, provocaram aumento de gás carbônico no local, próximo a Conceição do Coité (cerca de 230 km distante de Salvador).

Entre as medidas planejadas pela Bahia Pesca estão visitas técnicas para apurar possíveis problemas ocasionados pelo pós seca, monitoramento da qualidade da água e, caso necessário, elaboração de um projeto de esgotamento sanitário.

De acordo com o assessor de projetos, Eduardo Rodrigues, mortandade de peixes em açudes são comuns após períodos de estiagem e cada caso terá medidas específicas. As ações poderão envolver o monitoramento da qualidade da água, a elaboração de um projeto de esgotamento sanitário, junto com a Embasa, e um estudo de capacidade do açude, além do posterior repovoamento da aguada.

O presidente da empresa, Cássio Peixoto, afirmou que as atividades serão desenvolvidas em conjunto com outras secretarias, prefeituras municipais e instituições ligadas ao setor. Segundo ele, todas as estações de piscicultura da empresa estão sendo monitoradas e preparadas para produzir em 2013 cerca de 40 milhões de filhotes a fim de reparar os danos causados pela seca no estado.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/