Marabá (PA) – O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, disse, nesta quinta-feira (9), que a pasta vai apoiar os agricultores familiares que quiserem implementar a atividade aquícola em suas terras. “Para isso, temos o Plano Safra da Pesca e Aquicultura que vai disponibilizar R$ 2 bilhões de crédito, com as taxas de juros equivalentes com o Plano Safra da Agricultura Familiar”, afirmou durante a vista que fez a Fundação Agropecuária Tocantins Araguaia (FATA), em Marabá.
Segundo o ministro, o MPA está trabalhando para fortalecer a piscicultura no Brasil e, para isso, é necessário que os agricultores familiares abracem o projeto. “É uma forma de garantir renda e de melhorar a vida desses pequenos agricultores. A atividade permite ainda a preservação ambiental e respeita a cultura de cada localidade brasileira”, destacou.
Helder Barbalho acrescentou que a meta da produção aquícola é chegar, em 2020, a 2 milhões de toneladas/ano. Para isso, o fortalecimento da piscicultura familiar, assegurou, é fundamental. O ministro anunciou que está trabalhando em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para divulgar as vantagens da atividade e desenvolver projetos para os pequenos produtores. “Vamos garantir volume de produção e proteína de qualidade. Trabalhando em conjunto, teremos o resultado esperado que é crescimento econômico, geração de renda e inclusão social”, ressaltou.
Fonte: http://www.mpa.gov.br