Palmas consome atualmente cerca de três mil toneladas de peixes, sendo que destas, aproximadamente 500 quilos são produzidos na região. Esta oportunidade de negócio que pode ser aproveitada pelo pequeno produtor rural, fato explorado no Dia Técnico do Peixe, nesta sexta-feira, 28, dentro do projeto Agosto Verde, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem).
Dentre as tecnologias trabalhadas pela Seder está o bag fish, que foi apresentado na unidade demonstrativa montada na Chácara Triângulo Mineiro, sistema desenvolvido no Tocantins, que possui baixo custo de investimento e pode ser implantado em pequenos espaços, sendo ideal para o pequeno produtor.
A engenheira aquícola da Seder, Maíra Dornerles, explica que o bag fish é um sistema ideal para o pequeno produtor por não exigir escavação e nem fonte de água, como córregos ou rios. Outra vantagem é que o sistema é isento de licenciamento ambiental pela legislação atual.
“O bag fish é uma modalidade mais simples, possui menor custo de investimento e permite maior produção em menor espaço, atendendo as condições da agricultura familiar”, disse.
No Dia Técnico os estudantes e produtores rurais puderam entender mais sobre a análise de espécies adequadas, alimentação, manejo, qualidade da água e legislação ambiental.
Proprietário da chácara onde foi montada a unidade demonstrativa, o produtor Clener José de Magalhães (Mineirin), explica que ao acompanhar as palestras e demonstrações do bag fish pela Seder verificou a qualidade do mesmo e decidiu investir na modalidade.
Atualmente com dois tanques instalados, a meta do produtor é chegar a 12, “tenho acompanhado as pesquisas e percebi que os resultados são fora do comum”, ressaltou.
Já o secretário da Seder, Roberto Saihum, esclarece que a meta da secretaria é capacitar o produtor rural de Palmas para atender as demandas da cidade, “O Agosto Verde veio com essa proposta de ser um cardápio de tecnologias para o produtor se planejar e melhorar seus resultados, e o sistema bag fish é uma modalidade que facilita o trabalho do pequeno produtor”, ressaltou.
O Dia Técnico continua no período da tarde com demonstração de tanques-rede no Lago de Palmas.
Programação
-14h: Resultados obtidos com tanque-rede no lago de Palmas (Marcelo Mazeto – Seagro)
– 15h: Experiência dos Pescadores/ Custo para manufatura de tanques-redes/ Condomínio Aquícola São Pedro (Adilson Ribeiro da Silva- coordenador do projeto)
– 16h: Lançamento do Condomínio Aquícola São Pedro (Roberto Sahium- secretário da Seder)
Fonte: http://surgiu.com.br