Lagoa Marituba do Peixe receberá um milhão de alevinos em 2017

Lagoa Marituba do Peixe receberá um milhão de alevinos em 2017Em 2017, um milhão de alevinos serão inseridos na várzea da Marituba do Peixe, uma das mais importantes lagoas marginais da bacia do São Francisco e berçário natural de reprodução de espécies nativas. O anúncio foi feito pela 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Vamos dobrar a quantidade de alevinos inserida – que vinha sendo de 500 mil ao ano – promovendo duas ações de repovoamento anuais no lugar de apenas uma”, afirma o superintendente Regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.

“O aumento da quantidade de peixes é necessário para que possamos garantir a alimentação das famílias e a geração de renda. E isso somente é possível com a busca do equilíbrio ambiental, ampliando a variedade de espécies e a quantidade de cada uma delas”, destaca.

Nos últimos anos, o repovoamento do “pantanal alagoano”, como é conhecida a várzea, vem sendo realizado no final do segundo semestre, como forma de manutenção da quantidade e da variabilidade de espécies nativas. Xira, piau, piaba, matrinxã e pacamã, todas nativas da bacia hidrográfica do São Francisco, são inseridas na várzea.

Além do repovoamento do “pantanal alagoano”, a Codevasf fomenta a piscicultura familiar com o repasse de alevinos de espécies exóticas e de valor comercial, como o tambaqui e a tilápia, que são cultivadas em viveiros escavados pelas famílias.

Fonte: http://www.brasil.gov.br