Peixe-espada

Peixe-espada
Essa espécie vive em águas costeiras, à beira-mar (350 metros de profundidade, da superfície ao fundo), e também de águas abertas à baías, mangues e estuários (Foto: Arquivo TG)

Nome Científico: Trichiurus lepturus
Família: Trichiuridae
Ordem: Perciformes
Distribuição: Cosmopolita, no Atlântico Ocidental, de Massachusetts à Argentina.
Alimentação: Comem peixes, moluscos e crustáceos.
Reprodução: Durante a primavera e verão formam grandes cardumes e entram nos mangues e estuários para a reprodução.

O peixe-espada tem corpo longo e comprimido, em forma de fita. A coloração é uniforme, prateada com reflexos azulados, com dorso mais escuro de marrom a preto. A boca, grande e pontuda, tem dentes caninos com algumas presas grandes na região frontal.

Outra característica são os olhos grandes e a nadadeira dorsal muito longa. O peixe-espada não tem nadadeiras pélvica e caudal. Exemplares adultos podem alcançar dois metros de comprimento e pesar até quatro quilos.

O peixe-espada não tem valor comercial, embora a carne seja considerada de boa qualidade. Por outro lado, é muito procurado na pesca esportiva (embarcada ou pé na areia).

O equipamento usado é do tipo médio; linhas de dez a 20 libras; anzóis até o nº 5/0 e boias. As iscas naturais são pedaços de peixes, camarões e moluscos. As artificiais mais produtivas são os plugs de meia-água e jigs. É recomendável o empate de aço.

Fonte: http://g1.globo.com