É um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura cujo objetivo é o estímulo ao consumo de pescado no Brasil. Este ano a XI Semana do Peixe ocorrerá entre os dias 01 e 14 de setembro. Ao longo de uma década, a iniciativa conquista um público cada vez maior, tendo adesão de supermercados, escolas, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes e até mesmo de grupo de amigos e familiares.
A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura/MS entende que precisamos valorizar muito as nossas espécies nativas (pintado, cachara, pacu) pelo nosso potencial. Essas ações contribuem para estimular o cultivo, e conseqüente aumento no consumo, fase a ameaça que enfrentamos, pelas importações à preços inferiores, dos filés brancos, atualmente dominado pelo pangasius vietnamita e a polaca processada na China.
O cenário é extremamente favorável ao Brasil, pois a Rússia proibiu a importação de alimentos provenientes de diversos países: EUA, Noruega, Canadá, Austrália e União Europeia. A proibição constam o peixe fresco, peixe congelado, crustáceos e moluscos, o que abre oportunidade para a entrada de produtos brasileiros naquele país.
A programação consta de varias atividades com palestras em Unidades da Rede Municipal e Estadual de vários Municípios do Mato Grosso do Sul, para os alunos, técnicos. Tendo como um público interessado na área, será proferida a palestra “Perspectivas e Oportunidades da Piscicultura em MS” na Feira do Empreendedor 2014.
A SFPA/MS ressalva que é extremamente importante o fomento e a divulgação do consumo do pescado para a nossa saúde, pela ação dos ácidos graxos poli insaturados principalmente Ômega 3, não somente neste período, mas durante todo o ano e de preferência com outros parceiros da nossa sociedade civil e organizada.
Fonte: http://www.acritica.net